Lara Resende condena juros altos do BC e afirma que Brasil pode enfrentar ‘recessão séria’

O economista André Lara Resende comenta a alegação de “risco fiscal” para manter a Selic em 13,75% no Brasil, em participação no Canal Livre deste domingo (12). Considerado um dos principais economistas do país e um dos “pais” do Plano Real, hoje, ele integra a Comissão de Estudos Estratégicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A fala de Resende foi em resposta à jornalista Juliana Rosa, que mencionou a atual e alta taxa de juros, de 13,75%, mantida pelo Banco Central (BC) após o último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom). Hoje, o mercado financeiro alega “risco fiscal” para a manutenção do indicador, o que o economista discorda.

“Me explica por que não é sustentável! O que quer dizer risco fiscal? Risco de sustentabilidade? É a dívida. Se você olha as contas brasileiras, o número brasileiro e pergunta sobre o país, falam que o país é perfeitamente bem com a economia em ordem. Há um endividamento muito inferior a todos os países desenvolvidos, em linha com os países em desenvolvimento e a dívida brasileira é integralmente em moeda nacional”, comentou Resende.

Hoje, o governo faz críticas ao BC devido à atual taxa de juros. Como o órgão é uma autarquia, o Palácio do Planalto não pode interferir, logo, reduzir o indicador não depende da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Recessão?

 

Na prática, uma taxa de juros alta, ao mesmo tempo que tenta controlar a inflação, reduz o crescimento. Com o indicador alto, empresas e pessoas físicas restringem o consumo, pois as famílias ficam sem dinheiro para comprar, enquanto as empresas evitam linhas de crédito para fazerem investimentos.

Na mesma entrevista, Resende se colocou como crítico a atual taxa Selic. Para o economista, indicador, combinado com os resultados negativos dos bancos, pode colocar o Brasil em uma recessão.

“Agora, com os balanços de bancos estão aquém do esperado, o fato de que tivemos quebras no varejo leva os bancos a retrair drasticamente o crédito. Assim, você agrava o processo de desaquecimento da economia e coloca o país em uma possível recessão muito séria”, disse, ao citar a situação da Americanas. (Foto: Canal Livre)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress