A magistrada Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR) após uma audiência de custódia na semana passada. No vídeo que circula na internet, Lana oferece café e um casaco durante a apresentação do detento Luan Gomes, 20 anos, que demonstra estar com frio.
Nas imagens, a juíza começa a audiência e percebe que Luan está com frio. Ao notar a situação, ela pede para desligarem o ar-condicionado do local. Após isso, solicita um café para o jovem e diz que não continuará a audiência com ele tremendo. Ela também solicitou que as algemas que ele usava fossem removidas.
“Pega um café para o seu Luan, porque eu não vou fazer audiência com ele tremendo”, disse a magistrada, antes de iniciar o depoimento.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional Roraima (OAB-RR), informou que Lana recebeu uma “Menção Elogiosa” por conta do tratamento que ofereceu ao custodiado.
Nas redes sociais, em um texto divulgado pela OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, presidente da seccional, afirmou que Lana aplicou “efetivamente o ordenamento jurídico, observando as regras de segurança sanitária e garantia de direitos da pessoa presa, com excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional”.
O ofício que homenageou a juíza foi formalizado na última sexta-feira (12) por Ednaldo, e encaminhado ao Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ao presidente do TJRR, o desembargador Jésus Nascimento, e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima (AMARR), juiz Marcelo Oliveira. (Foto: Reprodução)