Vice-líder do governo elogia os primeiros meses do governo, mas pede para ele “acionar o cérebro antes de movimentar a boca”
Apesar de reconhecer o bom inicio da gestão petista, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), atual vice-líder do governo no Congresso Nacional, aconselhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a “falar menos e ouvir e fazer mais”. O pronunciamento foi feito, da tribuna do Senado, na noite da última terça-feira (28).
Mesmo sem citar nomes, o senador se referiu as diversas declarações do presidente Lula, na semana passada, em relação ao senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). Em uma delas, o presidente disse que o plano de uma organização criminosa de assassinar Moro, descoberto pela Polícia Federal, era “mais uma armação” do ex-juiz.
“Vou me permitir à ousadia, na condição de vice-líder do governo aqui no Senado, de dar um conselho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos principais políticos da história recente do País: presidente, por fineza, fale menos, ouça mais e faça mais, Lula”, disse Kajuru no seu discurso.
“Use sua experiência para acionar o cérebro antes de movimentar a boca, evitando deslizes verbais que possam gerar crises inúteis. Evite repetir o que vimos muito nos últimos anos e, definitivamente, não foi bom para o País”, completou.
Nas ocasiões que foram feitas as declarações do petista, Moro ganhou espaço na mídia rebatendo as acusações. Em algumas entrevistas, Kajuru condenou publicamente essa visibilidade e recomendou que Lula esquecesse o seu opositor.
“O esquecimento é a única vingança e o único perdão. É o desprezo e a indiferença”, defendeu. O senador, inclusive, já criticou anteriormente o caráter do ex-juiz e declarou que, atualmente, ele é o seu “único inimigo” no Senado Federal.
Desafios
No pronunciamento da última terça-feira, Jorge Kajuru afirmou ainda que o atual governo tem a missão de aplacar a fome de milhões de brasileiros, reduzir a desigualdade social, enfrentar a propagação da violência, combater a mentira como método político, além de pacificar o país e retomar o caminho do crescimento econômico.
Para ele, reconstruir o País é um enorme desafio e há muito o que se fazer, como aprovar a reforma tributária. Kajuru ressaltou que o governo precisa trabalhar, definir prioridades e cuidar do que é relevante, não perdendo tempo com questões acessórias.
Kajuru ainda afirmou que é preciso reconhecer o que já foi feito pelo governo atual, como o relançamento do Bolsa Família, a recriação do Minha Casa, Minha Vida, o socorro ao povo ianomâmi, o enfrentamento da tentativa de golpe de Estado, a volta do programa Mais Médicos, o aumento real do salário mínimo a partir de maio e a elaboração em fase conclusiva do novo método de equilíbrio fiscal. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)