Janja e comitiva do governo federal visitam áreas atingidas por ciclone no RS

Grupo foi recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em Lajeado para uma reunião que vai discutir a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes após passagem do ciclone

 

Uma comitiva de ministros do Governo Federal chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (23) para visitar as áreas afetadas pelas enchentes após a passagem de um ciclone extratropical na primeira semana de setembro. O presidente Lula não participou da visita devido a uma cirurgia no quadril que deve realizar nesta sexta-feira (29). Na quarta-feira (27), ele recebeu o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), que apresentou demandas do estado, em relação à recuperação das cidades atingidas.

O grupo foi recebido pelo governador gaúcho em Lajeado, no Vale do Taquari, a região mais afetada pelo ciclone, para uma reunião de trabalho que vai discutir a reconstrução dos municípios atingidos. As fortes chuvas dos últimos dias causaram danos significativos em Porto Alegre e outras regiões do estado, marcando a maior cheia do Rio Guaíba desde 1941. Somente no Vale do Taquari, 50 pessoas morreram e mais de 20 mil estão desalojadas.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que faz parte da comitiva, publicou um vídeo sobrevoando a região de Porto Alegre. A visita dela ao estado ocorre em meio a críticas direcionadas ao presidente Lula por não ter viajado para visitar as áreas atingidas. “Começando a quinta-feira no Rio Grande do Sul! Sobrevoamos Porto Alegre, que foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e observamos os estragos causados pela maior cheia do Rio Guaíba desde 1941”, escreveu Janja nas redes sociais.

Inicialmente, a comitiva do governo federal estava programada para visitar o Rio Grande do Sul na quarta-feira (27). No entanto, Lula adiou a viagem dos ministros para a agenda com o governador Eduardo Leite em Brasília, onde assinou uma medida provisória liberando R$ 1 bilhão em empréstimos para auxiliar na recuperação econômica das cidades afetadas pelas enchentes.

As medidas foram publicadas na noite de quarta-feira (27) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Os empréstimos, segundo o governo, vão ser feitos, principalmente, via Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e via Banco do Brasil.

Janja iniciou sua agenda ao lado de Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, visitando o Ginásio Ito João Snel, em Estrela, que abriga provisoriamente mais de 700 pessoas desalojadas devido às enchentes. No local, a primeira-dama também participou da entrega solidária de parte das 20 mil cestas básicas disponibilizadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a Mesa Brasil (SESC), para crianças e famílias atingidas.

Já em Muçum, a Janja testemunhou os estragos causados pelas chuvas e pela crise climática. A primeira-dama e a comitiva conversaram com moradores e estiveram na Escola Municipal Castelo Branco. Além de Janja e Paulo Pimenta, os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, também participam da comitiva, assim como técnicos das pastas da Saúde e Educação, do Banco do Brasil, da Caixa e do BNDES.

(Foto: Cláudio Kbene/Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress