Janja desmente pressão a ministro do STJ no caso Robinho: ‘Fake News’

Em pronunciamento, Janja afirmou que não realizou qualquer ligação ao ministro Francisco Falcão, “a quem sequer conhece”. O ministro, por sua vez, diz que já tinha o voto pronto

 

Acusada de pressionar o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para determinar que Robinho cumprisse pena no Brasil, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, negou ter feito uma ligação ao magistrado e criticou o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, que publicou a notícia falsa. Em seu pronunciamento, Janja afirmou que não realizou qualquer ligação ao Ministro, “a quem sequer conhece”, para tratar do referido caso.

Janja ressaltou que, mesmo após o Falcão desmentir a acusação feita pelo jornalista em sua coluna, este insiste em propagar a mentira, desconsiderando as declarações públicas do próprio Ministro. Ela também destacou a importância de um cuidadoso trabalho jornalístico na verificação de fontes para evitar a propagação de fake news, e reforçou a resposta do Ministro Falcão, reafirmando que não houve qualquer ligação realizada a ele.

A controvérsia teve início a partir de uma reportagem de Lauro Jardim, na qual ele afirmava que Janja teria contatado o Ministro Falcão para influenciar o julgamento do caso Robinho. No entanto, o Ministro esclareceu que não recebeu qualquer tipo de interferência da primeira-dama e que seu voto já estava pronto antes do Carnaval. Diante do ocorrido, Janja lamentou a disseminação da fake news e expressou sua preocupação com a prática jornalística irresponsável.

 

Confira o pronunciamento de Janja na íntegra:

“Janja gostaria de esclarecer que não realizou qualquer ligação ao Ministro Francisco Falcão, a quem sequer conhece, como reconhece o próprio Ministro em nota publicada, para interpelar sobre qualquer caso.

Mesmo após o Ministro desmentir a acusação feita pelo jornalista Lauro Jardim em sua coluna, o jornalista insiste em reafirmar a mentira, como se as palavras publicadas pelo Ministro em sua nota não valessem o suficiente.

Deveria ser imprescindível aos jornalistas ter um cuidadoso trabalho de conferir fontes para evitar a propagação de fake news. Janja reforça publicamente a resposta do Ministro, reafirmando que não foi feita nenhuma ligação a ele.”

(Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Relacionados

plugins premium WordPress