Irã acusa Israel de matar comandante militar em ataque a consulado na Síria

Um alto comandante da Guarda Revolucionária do Irã foi morto em um ataque aéreo ao prédio do consulado do país em Damasco, na Síria, de acordo com autoridades iranianas e meios de comunicação afiliados ao Estado, que culparam Israel pelo ataque.

O comandante da Força Quds iraniana, Mohammed Reza Zahedi, estava entre os mortos no caso de segunda-feira (1°), informou o Fars News, que é administrado pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).

Falando diante das câmeras aos repórteres em Damasco, o embaixador iraniano Hossein Akbari alegou que o edifício “foi alvo de seis mísseis de aviões de guerra israelenses F-35”.

“Entre cinco e sete pessoas morreram no ataque. Eu estava no meu escritório na embaixada na época e testemunhei pessoalmente a destruição”, disse Akbari.

A mídia estatal síria, a Agência de Notícias Árabe Síria, também informou que “um ato de agressão israelense teve como alvo na tarde de segunda-feira um prédio no bairro de Mezzeh, em Damasco”, causando “destruição massiva”.

Segundo publicou a CNN dos Estados Unidos, ao solicitar que as Forças de Defesa de Israel comentassem  o fato, representante judeu disse que o país não comenta reportagens estrangeiras.

Imagens do rescaldo da explosão, publicadas pela mídia estatal iraniana Press TV, mostraram danos ao prédio, fogo e fumaça no local.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Irã e da Síria também acusaram Israel de ser o autor do ataque, com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, a qualificá-lo de uma “violação de todas as obrigações e convenções internacionais” e a exigir uma “resposta séria por parte da comunidade internacional”.

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad, descreveu o suposto ataque como uma “grave violação dos regulamentos internacionais, especialmente da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961”, de acordo com uma leitura de sua ligação com Amir-Abdollahian.

Zahedi, o comandante assassinado, foi anteriormente comandante das forças terrestres do IRGC, comandante da força aérea do IRGC e vice-comandante do IRGC. (Foto:  REUTERS/Firas Makdesi)

Relacionados

plugins premium WordPress