Doxa diz que disputa pra prefeito em Xinguara será acirrada

A primeira pesquisa Doxa para o município de Xinguara aponta um cenário de polarização. O ex-prefeito Osvaldinho (MDB) aparece com 29,2% e Enric Lauriano (PL) vem em seguida com 23,2%, uma diferença de apenas 6 pontos. O prefeito Dr. Moacir (UB), que busca a sua reeleição é o terceiro colocado nessa disputa, com 10,1%. Além disso, Moacir está com um governo desaprovado pelos eleitores de Xinguara (60,2% desaprovam a sua gestão).

Ainda são citados no levantamento estimulado os nomes de Davi do PT (8,5%) e Amarildo (2,8%). Outros 6,0% dos entrevistados não votariam em nenhum desses candidatos caso a eleição fosse hoje, e 20,2% não souberam ou não responderam.

Já quando se trata de rejeição, o atual prefeito, Dr. Moacir, aparece como o mais rejeitado, alcançando 27,6% de eleitores que não querem votar mais nele. Amarildo Paulino (Podemos) e Davi do PT estão empatados em rejeição, ambos com 4,4%. Osvaldinho tem rejeição de 2,5% e Enric Lauriano aparece com 2,2% de rejeição. 52,0% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e 6,9% não se manifestaram.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PA-04762/2024 e foi realizada no período de 05 a 08 de junho de 2024. A amostra foi de 400 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais.

De acordo com a análise do Instituto Doxa, a corrida eleitoral em Xinguara mostra-se acirrada e concentrada nos candidatos Osvaldinho e Enric Lauriano. Osvaldinho é ex-prefeito e na última eleição municipal apoiou o atual prefeito, Dr. Moacir que, no momento, aparece fora da disputa devido a alta avaliação negativa de seu governo. Enric Lauriano, por sua vez, disputou a eleição de 2020, ficando em segundo lugar, obtendo uma votação de pouco mais de 30% dos votos válidos.

Ainda de acordo com o Doxa, a alta rejeição do atual prefeito fez com que os eleitores que apostaram nele no último pleito, migrassem, agora, a votar nos dois nomes que lideram a pesquisa. No entanto, o instituto chama a atenção para um cenário eleitoral atual completamente distinto das pesquisas anteriores, em que mostravam Osvaldinho com altos índices de liderança.

O instituto Skala, por exemplo, em pesquisa realizada no período de 29 a 31 de janeiro de 2024, com uma amostra de 471 entrevistas, apontou Osvaldinho disparado na primeira posição em todos os cenários apresentados aos eleitores do município. No primeiro deles, o emedebista surgia com 53,9% das intenções de votos. No segundo lugar da pesquisa estimulada aparecia Enric Lauriano, com 20% das menções.

Nas posições seguintes, surgiam os nomes de Amarildo Paulino, com 11,2%; do prefeito, Dr. Moacir, com 5,9%; e Dr. Rivelino (PT), com 1,4%. Uma margem de 1,9% dos entrevistados disse que votaria nulo ou branco e outra de 5,7% não sabe ou não respondeu.

No segundo cenário, a disparidade era ainda maior. Osvaldinho obteve 69,1% da preferência dos eleitores, enquanto Amarildo apresentou 15,7% e Dr. Moacir 6,7%. Não votariam em nenhum dos nomes apresentados 4,5% dos entrevistados e 4,0% disseram não saber.

Já o terceiro cenário apresentou apenas os nomes de Osvaldinho e do atual prefeito, Dr. Moacir. Nesta situação, as menções foram de 79,8% e 8,1%, respectivamente. Disseram que anulariam o voto 7,3% dos eleitores pesquisados e não souberam ou não responderam, 4,8%. Essa pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA- 07233/2024. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados encontrados na pesquisa.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Relacionados

plugins premium WordPress