Medida reforça luta contra a chantagem e ameaça de divulgação de imagens íntimas
O Instagram, da empresa Meta, anunciou nesta quinta-feira (17), lançamento de uma campanha contra o vazamento de fotos íntimas, enviadas na rede social. A campanha veio acompanhada de uma nova medida da plataforma: o bloqueio de capturas de telas para imagens enviadas pelo chat.
Dessa forma, a Meta se compromete na luta contra a sextorsão, que consiste em chantagem com ameaça de divulgação das imagens íntimas, os famosos nudes. O recuso ainda está em fase de teste, mas entrará em vigor em breve.
As mudanças de segurança fazem parte de uma campanha mais ampla do Instagram projetada para ajudar adolescentes e pais a detectar mais facilmente golpes de sextorção, anunciou a plataforma de mídia social na quinta-feira. Os atores por trás desses golpes muitas vezes tentam enganar os adolescentes sobre onde eles moram para construir confiança, inspirados no Instagram.
Para evitar isso, o Instagram testará novos avisos de segurança em suas mensagens diretas e no Messenger, que informará aos usuários adolescentes se eles estiverem conversando com alguém que possa estar em um país diferente.
Os golpistas de sextorção também podem tirar vantagem dos seguidores e da lista de seguidores de um usuário para cantar. Para combater isso, o Instagram disse que as contas suspeitas desse comportamento não poderão ver as listas de seguidores e seguidores de outras pessoas, ou as contas que se envolveram nas mensagens ou contas de alguém.
Os usuários eventualmente também não poderão mais capturar imagens ou gravar imagens ou vídeos enviados em mensagens diretas do Instagram ou no Messenger sem o consentimento e conhecimento da pessoa, e um recurso de proteção contra nudez também será habilitado para todos os usuários menores de 18 anos, disse o Instagram.
Isso irá desfocar as imagens com nudez e avisar os destinatários antes que os adolescentes abram uma foto. Os usuários nos EUA também terão acesso a uma “Linha de Texto de Crise”, onde poderão conversar ao vivo com um conselheiro voluntário de crise por meio de mensagens diretas do Instagram ou Messenger.
As mudanças ocorrem num momento em que o Instagram e outras plataformas de redes sociais enfrentam um escrutínio cada vez maior por parte de legisladores e pais sobre o impacto das redes sociais na segurança e saúde mental dos jovens.
A Meta, controladora do Instagram e do Facebook, enfrentou diversas ações judiciais alegando que as plataformas foram criadas para maximizar o tempo dos usuários jovens usando recursos que podem causar problemas de saúde mental.
O Instagram também anunciou uma campanha de vídeo educacional compartilhada com milhões de usuários nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália, juntamente com colaborações com celebridades populares, criadores e pais criadores.
O vídeo listará sinais de golpes de sextorção e “tranquilizará” os adolescentes de que esses esquemas “nunca são culpa deles”, de acordo com a plataforma. Também incluirá etapas que os usuários devem seguir para defender esses esquemas, de acordo com o Instagram.
A campanha segue o trabalho do Instagram com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas e com a Thorn, uma organização sem fins lucrativos que defende crianças contra abuso sexual.
Isso acontece quase um mês depois que a plataforma lançou “Contas para adolescentes do Instagram”, com uma série de mudanças para usuários jovens. As contas de adolescentes agora são privadas por padrão para todos os usuários menores de 18 anos, que devem aceitar manualmente novos seguidores e só podem receber mensagens, sendo marcadas ou indicadas por pessoas que seguem.
(Foto: Guilherme Haas)