Aposentados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) relataram mais de 1 milhão de solicitações de reembolso relacionadas a deduções não aprovadas realizadas por organizações associativas.
No total, 1.051.238 segurados realizaram a contestação através da plataforma Meu INSS ou pelo atendimento telefônico no canal 135.
Um total de 17.963 pessoas confirmou que a autorização para o desconto foi concedida. O relatório foi apresentado pelo INSS na tarde desta quinta-feira (15), com informações coletadas até as 17h.
Hoje marca o segundo dia de operação do sistema que possibilita ao usuário verificar os descontos realizados nos anos anteriores e indicar se estes foram aprovados ou não, iniciando, dessa maneira, um procedimento administrativo para solicitar a restituição do valor.
Há 41 associações questionadas em todas essas publicações, incluindo todas que possuíam ou possuem algum tipo de autorização com a instituição para realizar o desconto.
Aproximadamente nove milhões de beneficiários iniciaram a receber notificações a partir de terça-feira (13) acerca de deduções relacionadas a entidades e associações. Agora, os aposentados e pensionistas que enfrentaram esses descontos podem identificar a entidade à qual estão associados através da ferramenta Consultar Descontos de Entidades Associativas, que pode ser acessada pelo aplicativo.
Plataforma Meu INSS
Os abatimentos estão sob investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), que investiga a ação de grupos criminosos envolvidos na fraude de benefícios previdenciários, fazendo associações não autorizadas com os segurados do INSS.
Desde ontem, mais de 4,3 milhões de pessoas acessaram a plataforma Meu INSS para conferir os valores descontados. O período para pedir um possível reembolso não tem um limite estabelecido.
As entidades que enfrentarem contestação dos descontos por parte de um segurado deverão apresentar a documentação específica, em um prazo de 15 dias úteis, para validar a adesão voluntária do beneficiário aos descontos ou realizar o pagamento do valor devido.
Se houver pagamento, a quantia será transferida para o Tesouro Nacional, que se encarregará de devolver o montante na conta do segurado. Essas entidades terão a opção de utilizar uma plataforma exclusiva fornecida pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
A partir da última semana, os indivíduos que não tiveram descontos associados receberam a mensagem: “Não se preocupe, nenhum desconto foi aplicado ao seu benefício”.
Alertando sobre golpes
No website do INSS, é enfatizado que a instituição não realiza chamadas telefônicas nem envia mensagens SMS por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio que não seja oficial para comunicar sobre os descontos relacionados a entidades associativas.
“Devem-se tomar precauções redobradas contra fraudes! O comunicado oficial aos beneficiários do INSS ocorrerá apenas por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. […] É fundamental não clicar em links duvidosos e evitar compartilhar informações pessoais caso receba uma ligação”, afirmou a autarquia em comunicado.
As informações relevantes para os cidadãos serão compartilhadas pelos canais oficiais do instituto: o portal do INSS e as redes sociais oficiais do INSS com o selo de verificação. (Foto: Reprodução)