INSS: balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso

Pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contabilizaram 1.345.817 solicitações de reembolso por descontos indevidos realizados por associações, conforme relatório publicado pela instituição nesta sexta-feira (16), com informações coletadas até as 17h. Até quinta-feira (15), já haviam sido registrados 1.051.238 pedidos de reembolso por parte dos segurados.

Um total de 1.370.635 segurados acessou a plataforma Meu INSS ou o atendimento telefônico pelo canal 135 para esclarecer dúvidas sobre descontos de entidades associativas, dos quais 24.818 relataram que o desconto havia sido aprovado.

De acordo com o INSS, a plataforma Meu INSS recebeu 34.960.465 acessos. Dentre esses, 5.997.999 segurados procuraram informações sobre a consulta dos descontos na plataforma, enquanto 2.836.350 usuários acessaram o sistema para afirmar que não sofreram descontos.

Nesta sexta-feira, completou-se o terceiro dia em que está em operação o serviço que possibilita ao beneficiário verificar os descontos realizados nos últimos anos e confirmar se estes foram aprovados ou não, iniciando, dessa maneira, um processo administrativo para solicitar a devolução do valor.

Existem 41 organizações associativas questionadas em todas essas emissões, englobando todas aquelas que possuem ou possuíam algum tipo de autorização com o órgão para realizar o desconto.

Quase 9 milhões de segurados começaram a receber notificações a partir de terça-feira (13) sobre deduções referentes a entidades e associações. Agora, os aposentados ou pensionistas que tiveram descontos podem identificar a entidade responsável, utilizando o serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, que está acessível pelo aplicativo.

Grupos criminosos

As reduções nos benefícios de aposentados e pensionistas estão sendo investigadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU). As autoridades estão apurando a atuação de grupos criminosos que têm como objetivo fraudar os benefícios da previdência, fazendo associações não autorizadas com os segurados do INSS.

Desde a quinta-feira (15), mais de 4,3 milhões de pessoas acessaram a plataforma Meu INSS para conferir os valores das suas deduções. O período para solicitar um possível reembolso não possui um limite definido.

As instituições que tiverem seus descontos questionados por um segurado deverão fornecer uma documentação específica em até 15 dias úteis, a fim de demonstrar a adesão voluntária do beneficiário aos pagamentos ou realizar o depósito do valor correspondente.

Se houver pagamento, o montante será enviado ao Tesouro Nacional para que, posteriormente, seja reembolsado na conta do segurado. Essas instituições poderão utilizar uma plataforma exclusiva fornecida pela Dataprev.

A partir da semana anterior, aqueles que não obtiveram descontos associados estão recebendo a notificaçãoRelaxe, nenhum desconto foi aplicado ao seu benefício”. (Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress