O Ibovespa voltou a subir e conquistou seu segundo pregão de alta em agosto nesta terça-feira, 22. O principal índice da B3 avançou 1,5%, em um dia de recuperação após as quedas recentes.
O ganho do Ibovespa foi embalado ainda pela retomada de duas das empresas com maior peso na carteira: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4).
A mineradora hoje conseguiu acompanhar a alta do minério de ferro, que vem de seu segundo dia de ganhos após a China anunciar maiores estímulos econômicos no país.
Já a Petrobras corrigiu para cima mesmo em um dia de queda do petróleo no mercado internacional.
Mais cedo, o clima positivo no mercado vinha sendo impulsionado pelos bons ventos no exterior. As bolsas americanas pareciam embarcar no segundo dia consecutivo de alta de olho na Nvidia. A empresa de tecnologia que já subiu mais de 200% no ano divulga amanhã seus resultados do segundo trimestre.
Porém, o clima virou ao longo da tarde. Os rendimentos dos títulos do tesouro americano continuam subindo com a perspectiva de mais uma alta de juros nos Estados Unidos.
Quanto mais altos forem os rendimentos de títulos americanos, considerados os mais seguros do mundo, maior tende a ser a aversão ao risco nas bolsas, o que deixou os principais índices americanos no negativo.
Mas, fora dos Estados Unidos, o efeito-rebote falou mais alto. Os ganhos se estenderam, com o tom positivo passando pelos mercados da Ásia e Europa e alcançando também a bolsa brasileira.
Na frente política, investidores locais aguardam pela votação do arcabouço fiscal na Câmara. A expectativa é que os deputados votem sobre o projeto ainda hoje. (Foto: Reprodução)