Homens são detidos em flagrante em alto mar durante pesca ilegal com compressor

Dois homens foram detidos em flagrante, em alto mar, enquanto praticavam pesca ilegal com uso de compressor de ar, na região de Amaralina, em Salvador.

A dupla foi encontrada após uma operação conjunta da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar e do Grupamento Aéreo (Graer). Os agentes foram acionados através do Disque Denúncia, que informava que quatro embarcações pescavam no local com o uso do compressor.

Os homens, que são pescadores da região da Gamboa, foram conduzidos para a Central de Flagrantes. As embarcações estão no mar, com ordem de atracar. Os pescados serão doados para instituições de caridade.

De acordo com os policiais da COPPA, os homens não ofereceram resistência. A aeronave do Graer deu ordem de atracar, no entanto a embarcação apresentou alguns problemas mecânicos e uma requisição administrativa foi necessária para que os policiais dessem voz de prisão no mar.

Com o uso do compressor, o pescador quase dobra a quantidade de pescados que conseguiria pescar normalmente em cerca de uma hora.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) alerta que a pesca com uso de explosivos gera diversos impacto negativos, como a morte de representantes da fauna e flora do ecossistema marinho, o que compromete a cadeia alimentar das espécies.

Além disso, pode gerar acidentes que colocam em risco à vida de quem manipula os artefatos explosivos como também de pescadores, banhistas e mergulhadores.

Período de defeso

Entre esta quarta-feira e o dia 31 de julho, está proibido o exercício da pesca do robalo, robalo-branco e camurim. A pesca é proibida com qualquer tipo de petrecho de pesca, no litoral e águas interiores do estado da Bahia, de acordo com a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nº 10, de 27 de abril de 2009.

Relacionados

plugins premium WordPress