Grupo de repatriados da Cisjordânia chega ao Brasil

Ao todo, 32 passageiros (incluindo 11 crianças) embarcaram na Jordânia; seis desceram no Recife e 26 em Brasília

 

Um grupo de brasileiros que estava na Cisjordânia, território palestino na margem do conflito entre Israel e Hamas, desembarcou na Base Aérea de Brasília às 8h36 desta quinta-feira (2). Ao todo, 32 passageiros (incluindo 11 crianças) embarcaram em Amã, capital da Jordânia, às 16h50 de quarta (1) no horário local. Seis desceram no Recife. No desembarque dos brasileiros repatriados, os passageiros expuseram bandeiras do Brasil e da Palestina.

No geral, o Brasil já resgatou mais de 1.445 pessoas desde o acirramento do conflito, em 7 de outubro. Eles foram repatriados através das missões da Força Aérea Brasileira. Dos 26 passageiros que chegaram ao Distrito Federal, um ficará em Brasília. O restante seguirá viagem para outros estados.

Esta nova repatriação ocorreu após a atuação do Ministério das Relações Exteriores, por meio do Escritório de Representação do Brasil a cidade palestina de Ramala, e das Embaixadas em Amã, na Jordânia, e Tel Aviv, em Israel. Um grupo de 34 brasileiros na Faixa de Gaza, região que está no centro da guerra no Oriente Médio, ainda aguarda autorização para cruzar a fronteira com o Egito e retornar ao Brasil.

Estrangeiros começaram a deixar o enclave palestino na quarta-feira pela primeira vez desde o início do conflito. As saídas acontecem pela passagem de Rafah, na fronteira egípcia, única por terra em Gaza que não leva a Israel.

Uma aeronave da FAB que está em Cairo, no Egito, aguarda autorização para resgatar os brasileiros que seguem na região. A operação de resgate, batizada de “Voltando em Paz”, é coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Os bombardeios israelenses deixaram ao menos 8.796 mortos, entre eles 3.648 crianças, segundo autoridades locais. No enclave, 2,4 milhões de palestinos vivem sob cerco total desde o início do mês. Há escassez de água, comida, medicamentos e combustível.

Foto: GOV BR/FAB)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress