Governo vai usar satélites e sirenes para monitorar áreas de risco e evitar tragédias

A primeira sirene para alertas de temporais em São Sebastião, no litoral norte do estado, foi instalada nesta quinta na Vila Sahy. Outras sirenes deverão ser instaladas no Guarujá e Franco da Rocha ainda este ano, segundo a Defesa Civil; ideia é que o monitoramento se estenda para o restante do estado futuramente.

O governo estadual lançou, nesta quinta-feira (14), a ‘São Paulo Sempre Alerta’, campanha que vai monitorar as principais áreas de risco da Grande São Paulo e do litoral durante o ano todo, não apenas em períodos chuvosos, como o verão.

A primeira sirene para alertas de temporais em São Sebastião, no litoral norte do estado, foi instalada nesta quinta na Vila Sahy, área que mais sofreu com os deslizamentos de terra durante o temporal em fevereiro. 64 pessoas morreram em São Sebastião e uma em Ubatuba. Foi o maior volume de chuva registrado em um período de 24 horas na história do país.

Outras sirenes também deverão ser instaladas no Guarujá e Franco da Rocha ainda este ano, segundo a Defesa Civil.

Diferentes tipos de alertas serão dados pela sirene, como quando houver risco de deslizamentos. (Foto: Defesa Civil Ubatuba/Divulgação)

Relacionados

plugins premium WordPress