A administração federal já adquiriu uma solução de inteligência artificial (IA) que será empregada no combate a fraudes relacionadas aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A aquisição do sistema, proveniente de uma companhia americana, teve um custo estimado em aproximadamente 10 milhões de dólares.
A estatal Dataprev foi encarregada da contratação, e atualmente a ferramenta está em um estágio de “ajustagem”: dados estão sendo coletados para serem aplicados na análise das informações.
Os dados foram inicialmente divulgados pelo site Poder360 e posteriormente corroborados pelo portal Opinião em Pauta.
A implementação deste sistema está programada para começar no primeiro semestre de 2025. A inteligência artificial será empregada inicialmente para o manejo de pedidos de auxílios-doença, mas a intenção é que sua utilização seja ampliada para outros benefícios do Instituto posteriormente.
O INSS estava cogitando a implementação de um sistema de inteligência artificial para enfrentar fraudes em benefícios. O crescimento nas concessões de auxílio-doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC, anteriormente conhecido como aposentadoria por invalidez) resultou em um aumento nas despesas públicas, chamando a atenção do governo federal para o assunto.
A reavaliação dos Benefícios de Prestação Continuada (BPCs) também faz parte do conjunto de medidas de redução de despesas implementadas pelo governo. Diversas normas para a concessão de benefícios foram endurecidas, e o uso de inteligência artificial deverá auxiliar na supervisão e na luta contra fraudes.
“A inteligência artificial se tornou essencial. O perito médico carece de um repositório de dados para verificar a caligrafia nos atestados e identificar se ela se desvia do que é habitual. A inteligência artificial, à medida que recebe informações, é capaz de analisar e comparar esses padrões“, afirmou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS na época. (Foto: Reprodução)