A criação do GT foi informada pelo ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta
O governo federal decidiu, nesta quarta-feira (5), criar um grupo de trabalho interministerial para traçar medidas para valorização da “cultura de paz” e contra violência no País. A criação do GT foi informada pelo ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e vem na esteira da tragédia, na manhã desta quarta-feira (5), na creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau, Santa Catarina.
De acordo com ministro da Secom, o GT será composto pelos Ministérios da Educação, Justiça, Direitos Humanos e Secretaria-Geral e deve ser coordenado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Conforme Pimenta, a ideia é valorizar na sociedade uma cultura da paz, de não violência e analisar como o governo pode administrar a rede de segurança. Ele ressaltou, contudo, que a administração de escolas e creches não cabe ao governo federal.
No fim da tarde desta quarta-feira (5) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do governo fizeram um minuto de silêncio no Palácio do Planalto em respeito às crianças que foram assassinadas. No inicio da cerimônia sobre as novas regras do saneamento básico, o chefe do Executivo condenou a ação do homem de 25 anos responsável pela tragédia. “Hoje é um dia que deixa todos nós seres humanos enojados. Uma figura que parece ser humana, pois tem cabeça, braços, pernas e olhos, cometeu uma monstruosidade. Todos nós que somos pais, avós, mães e tios jamais imaginávamos que isso pudesse acontecer”, afirmou o presidente.
“Essa figura humana, que não tem nada de humano, deve ter vindo de outro planeta, o planeta do ódio. Esse cidadão teve a pachorra de matar quatro crianças com machadadas numa creche e ferir três. Não tem palavra para consolar a família. Quem já perdeu parente sabe que não tem palavra. Mas acho que era importante esse gesto nosso”, completou o presidente.
Tragédia
Por volta das 10h desta quarta-feira (5), um homem de 25 anos entrou na escola armado com um machado. Luiz Henrique de Lima teria entrado na escola pulando o muro e atacou as vítimas na cabeça. Ele se entregou à polícia logo após o ataque. Quatro crianças, entre 5 e 7 anos de idade, morreram no local. Segundo informações da polícia, eram três meninos e uma menina. Outras quatro foram feridas e pelo menos uma delas, está em estado crítico. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Confira o minuto de silêncio do presidente Lula e dos ministros em respeito às crianças que foram assassinadas em Blumenau (SC):