Golpistas de 8 de janeiro começam a ser julgados

Julgamento ocorre no plenário virtual e envolve 100 denunciados por ataques às sedes dos Três Poderes, em uma primeira leva de análise dos casos

 

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para o próximo dia 18 o início do julgamento dos bolsonaristas denunciados por envolvimento nos atos golpistas do 8 de Janeiro. De acordo com a publicação no Diário de Justiça, nesta primeira etapa, serão analisados os casos de 100 pessoas. As ações serão analisadas no plenário virtual da corte, espaço eletrônico onde os ministros, advogados e o Ministério Público depositam os votos.

Rosa Weber atendeu a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre o quebra-quebra na capital federal. Mais cedo, ambos visitaram o Complexo da Papuda para vistoriar as instalações do presídio onde os bolsonaristas estão presos. Dos 1.406 presos após os atos golpistas, seguem em regime fechado 181 homens e 82 mulheres. Os liberados cumprem medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

A análise virtual das cem primeiras denúncias deve acontecer entre 18 e 24 de abril. Dos 11 magistrados, pelo menos seis precisam votar no mesmo sentido para ocorrer absolvição ou condenação dos réus. As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República. Ao todo, o órgão já denunciou 1.390 pessoas por envolvimento nos atos antidemocráticos. Do total, 239 foram apontados como executores, que de fato participaram das depredações, e 1.150 incitadores.

A manifestação da Procuradoria-Geral da República é pela condenação dos réus por diversos crimes, como associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, como emprego de violência e uso de material inflamável e deterioração do patrimônio tombado. Neste primeiro grupo estão principalmente invasores da Câmara dos Deputados, identificados como responsáveis pela destruição do local. (Foto: Reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress