Golpe de Estado na Bolívia: militares invadem sede do governo

Militares foram às ruas com tanques e veículos militares fortemente armados e ameaçam tomar o poder

 

A Bolívia sofre na tarde desta quarta-feira (26) uma tentativa de golpe de Estado, segundo afirmou o presidente do país, Luis Arce. “Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu Arce em sua conta na rede social X, atigo Twitter. Tanques do Exército e militares armados invadiram o palácio presidencial, e ainda estavam no local até a última atualização desta reportagem, segundo testemunhas da agência de notícias Reuters.

Algumas unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas de La Paz também nesta quarta. Militares faziam guarda no palácio nesta tarde. O presidente boliviano disse que faria um pronunciamento à nação ainda nesta quarta. Pouco tempo depois, um veículo militar blindado foi utilizado para arrombar a porta do edifício principal do poder Executivo. Os soldados, armados com metralhadoras, entraram no prédio.

O responsável pelo golpe é o general do Exército, Juan José Zúñiga, que anunciou à imprensa a execução de um golpe de estado contra o governo do presidente Luis Arce. “A mobilização de todas as unidades militares busca expressar descontentamento com a situação do país”, disse Zúñiga.

O ex-presidente Evo Morales, adversário político de Arce, também denunciou a gestação do golpe. “Gesta-se o Golpe de Estado. Neste momento, pessoal das Forças Armadas e tanques se mobilizam na Praça Murillo”, disse Morales na rede social X. “Convocamos uma Mobilização Nacional para defender a Democracia frente ao golpe de Estado que é gestado e liderado pelo general Juan José Zuñiga, comandante do exército”, declarou em outra mensagem na rede social.

Confira o vídeo da invasão do tanque e das tropas militares na sede do governo da Bolívia:

 

 

(Foto: Reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress