Galáxia mais antiga e mais distante conhecida é encontra pelo Telescópio James Webb

O telescópio espacial James Webb da Nasa conseguiu capturar registros de uma galáxia formada apenas 290 milhões de anos após o Big Bang, se tornando a galáxia mais antiga e mais distante conhecida pelos astrônomos.

A galáxia JADES-GS-z14-0 não apenas bateu o recorde de distância e de idade, mas também demonstrou outra particularidade: ela é extremamente brilhante, e por isso pode ser observada mesmo estando tão longe.

De acordo com os cientistas, essa luz vem, principalmente, de estrelas jovens, o que indicaria que a galáxia tem centenas de milhões de vezes a massa do nosso Sol.

Este fato levantou uma questão para os pesquisadores: como a natureza foi capaz de criar uma galáxia tão brilhante, massiva e grande em menos de 300 milhões de anos?

Ao longo dos últimos dois anos, o telescópio James Webb foi usado para explorar o que os astrônomos chamam de Aurora Cósmica — o período no qual nasceram as primeiras galáxias algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang — com o programa JWST Advanced Deep Extragalactic Survey (JADES). (Foto: NASA, ESA, CSA, STScI, Brant Robertson)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress