As intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o início desta semana deixaram ao menos quatro unidades penitenciárias isoladas, conforme informaram as autoridades estaduais. A catástrofe climática atingiu cerca de 300 municípios, resultando em uma série de desafios logísticos e humanitários.
De acordo com comunicado emitido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), todas as visitas ao Complexo Prisional de Charqueadas foram canceladas neste final de semana devido à interdição das vias de acesso causada pelas enchentes na região.
Mais de 1 mil detentos tiveram que ser transferidos das unidades prisionais nos últimos dias. O Presídio Estadual de Arroio do Meio encontra-se isolado devido à queda de pontes e ao bloqueio de estradas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou um novo balanço neste sábado (4) sobre os estragos causados pelo temporal. Segundo o órgão, foram registradas 57 mortes e 67 pessoas estão desaparecidas.
Atualmente, 42.221 pessoas encontram-se desabrigadas, sendo que 9.581 delas estão em abrigos, enquanto outras 32.640 estão desalojadas, recebendo abrigo em residências de familiares ou amigos.
Os municípios permanecem em estado de alerta devido ao risco de mais danos, exigindo orientação constante para que a população evacue áreas consideradas perigosas.