Força Nacional atuará na segurança da posse presidencial

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28), assinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) “nas atividades de escoltas, por ocasião da Operação Posse Presidencial 2023, em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023”.

No domingo, 1º de janeiro de 2023, o presidente eleito e diplomado da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomará posse para um terceiro mandato à frente da Presidência do país.

“A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública”, diz o ato.

E continua:

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”.

A tensão para a posse presidencial cresceu na última semana em Brasília. Nos últimos cinco dias, o Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do DF recebeu cinco chamados para possíveis casos de bomba. Desses, dois se confirmaram.

No último sábado, policiais prenderam o empresário paraense George Washington de Oliveira, que confessou ser o responsável pela bomba instalada perto do aeroporto de Brasília. Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, ele afirmou que tinha a intenção de “causar o caos” no dia da posse de Lula.

O terrorista, que está preso, admitiu ter comparsas no crime. (Foto Agência Press)

Relacionados

plugins premium WordPress