Fim da Linha: STF condena Zambelli à prisão e cassa seu mandato

Na sexta-feira (9), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou uma decisão majoritária pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a uma pena de 10 anos de reclusão, enquanto o hacker Walter Delgatti foi sentenciado a 8 anos e 3 meses de prisão, em virtude de sua invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Cristiano Zanin se manifestaram a favor da condenação de Carla Zambelli. As ministras Cármen Lúcia e Luiz Fux ainda precisam emitir seus votos. O prazo para que elas registrem suas decisões no sistema do STF vai até o dia 16 de maio.

Os integrantes do governo sugeriram as seguintes punições:

 

  • Carla Zambelli: destituição do cargo como parlamentar (a ser oficializada pela Câmara dos Deputados), impossibilidade de candidatar-se e pena de 10 anos de reclusão.
  • Walter Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de detenção em regime fechado desde o início, além de ter que pagar uma multa. Eleestá cumprindo sua pena em regime de prisão preventiva.

 

Zambelli e Delgatti também receberam a pena de pagar uma compensação de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos. (Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress