Feministas protestam contra revogação da pena de Daniel Alves

Ativistas de grupos e movimentos feministas promoveram, na manhã desta sexta-feira (4), uma manifestação simbólica em frente ao Consulado Geral da Espanha em São Paulo, em protesto contra a decisão do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, que anulou a sentença de condenação do jogador Daniel Alves por agressão sexual.

A manifestação buscou destacar a falta de responsabilidade em situações de agressão às mulheres e reivindicar justiça para a pessoa afetada.

De acordo com a entidade, a manifestação foi tranquila e teve como objetivo fortalecer a solidariedade feminista a nível global, além de exigir que a Justiça espanhola reavalie sua decisão, considerada um passo para trás na luta contra a violência de gênero pelas organizações envolvidas. Na ocasião, cartazes contrários à impunidade foram mostrados e foi realizada uma encenação com sangue escorrendo pela calçada e notas de dinheiro sendo lançadas ao vento.

As organizações feministas atuantes vêem a absolvição como inaceitável e estão preocupadas com um possível retrocesso na implementação das leis “não se cale e não é não tanto no Brasil quanto na Espanha. Elas alertam para o risco de desconfiança da população, das vítimas e do sistema judiciário, além do aumento da subnotificação desses crimes. Não aceitaremos que a impunidade seja interpretada como um convite à violência de gênero. Exigimos justiça para todas as vítimas”, afirmam as instituições. (Foto: AFP)

Relacionados

plugins premium WordPress