Deputada federal compartilhou uma imagem nas redes sociais em que compara povo palestino a ratos; já são mais de 9 mil palestinos mortos por bombardeios israelenses
A comparação desumana entre a população palestina, que está sofrendo intensos ataques por parte das forças militares de Israel, a ratos, feita pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), uma das principais representantes da extrema direita, tem provocado revolta nas redes sociais, no meio político e principalmente entre entidades que defendem a causa plaetsina. A parlamentar publicou um post em sua conta no X (antigo Twitter), nesta quinta-feira (2), uma ilustração que retrata um rato portando uma bandeira da Palestina, prestes a ser capturado por uma águia que segura a bandeira de Israel e ostenta também a bandeira dos Estados Unidos em suas asas. Há bombardeios no fundo da imagem.
Na legenda da publicação, Zambelli colocou um versículo bíblico. “Mas aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Isaías 40:31”, escreveu. Logo que fez a publicação iniciaram uma série de críticas, e a deputada está enfrentando acusações de endossar as ações de genocídio conduzidas por Israel na Faixa de Gaza. Por exemplo, o perfil “Palestina Hoy” escreveu nos comentários: “Este é um chamado ao genocídio. Que vergonha você ser cúmplice do genocídio”.
A conta da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) condenou de forma dura a postagem da deputada federal nas redes sociais. “Sim, nós vimos a ‘postagem’ da Carla Zambelli. Não vamos reproduzir aqui. Estamos fartos de racismo e discurso de ódio contra os palestinos. A imagem representa palestinos como ratos. A estética é nazista, mas aquilo é a mais pura propaganda sionista. Sem tirar nem pôr”, ressalta a federação.
Usuários estão exigindo a revogação do mandato da parlamentar, que se tornou ré após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Espero que seja cassada, presa, e pague uma bela de uma multa. Sebosa. Ela fede!”, escreveu um internauta. “Na opinião da Carla Zambelli, mais de 3 mil crianças assassinadas são ratos. Aliás, comparar seres humanos a ratos foi exatamente o que aconteceu no Holocausto contra os judeus, o que justificava a perseguição dos alemães a eles. Zambelli precisa ser cassada!”, disse outro.
Outro perfil também reagiu à postagem da deputada. “Ser religioso não te faz uma boa pessoa. Mas, ser religioso pode te cegar e te tornar a pior das pessoas. Aqui temos Carla Zambelli usando a Bíblia para chamar os Palestinos de Ratos e defender um Genocidio. Carla Zambelli é um monstro que usa a religião para disseminar ódio”, diz.
( Foto: Lula Marques – Agência Brasil)