A ex-vereadora Edileuza Vasconcelos emitiu nota para detalhar alguns pontos abordados na matéria divulgada na terça-feira (15) pelo Opinião em Pauta, que acompanhou a reunião de um grupo liderado por ela e pelo vice-prefeito Valmar Kabá Munduruku, com Rogério Araújo, chefe de gabinete do senador Beto Faro (PT-PA), em Brasília.
Eles vieram de Jacareacanga no domingo, percorreram 3.257 km para estar esta semana em Brasília. Os relatos, sensibilizaram a equipe do senador Beto Faro que durante quase duas horas ouviu o pleito do grupo e informou os encaminhamentos a serem tomados.
Confira a nota:
Na matéria “A vida no fim da Transamazônica”, publicada na edição de terça-feira (15) do Opinião em Pauta, a ex-vereadora Edileuza Vasconcelos apresenta os seguintes esclarecimentos:
Saúde
O hospital municipal de Jacareacanga é o único da cidade, responsável por todos os atendimentos de saúde básica. Os casos mais graves e de alta complexidade são transferidos por via aérea para hospitais regionais, o que gera um custo considerável para o município.
Educação
Nas terras indígenas, há 103 escolas de ensino fundamental que operam com geradores movidos a diesel. O consumo anual é de aproximadamente 400 mil litros de óleo diesel, necessário para garantir o funcionamento das unidades durante o ano letivo.
Edileuza ressalta que o transporte de diesel, material didático e merenda escolar aumenta significativamente os custos. A distância entre essas escolas e a sede do município, além da seca severa que afeta a região, representam desafios adicionais para a entrega da merenda escolar nas áreas remotas e de difícil acesso. A falta de energia regular compromete o armazenamento adequado dos alimentos perecíveis.
(Foto: Assessoria de Comunicação/Gabinete do Senador Beto Faro)