Ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter morre aos 100 anos

Membro do partido Democrata foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2002 devido a suas iniciativas voltadas à promoção da paz global.

 

Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, faleceu neste domingo (29), aos 100 anos de idade.

A notícia foi validada pelo Carter Center, que informou que ele faleceu em Plains, na Geórgia, na companhia de seus familiares.

Carter foi o ex-chefe de estado norte-americano mais idoso após George H. W. Bush, que morreu no final de 2018, aos 94 anos de idade.

Recentemente, Carter adotou uma postura mais reservada em sua vida pública devido à pandemia de COVID-19, porém seguiu abordando os perigos que ameaçam a democracia em várias partes do globo, uma questão que sempre lhe foi cara.

Foi um produtor de amendoim e oficial da Marinha dos Estados Unidos antes de se aventurar na política, tendo ocupado o cargo de governador da Geórgia e, posteriormente, a presidência dos EUA de 1977 a 1981.

O antigo presidente do partido democrata é amplamente admirado por sua luta em prol dos direitos humanos. Sua mediação dos Acordos de Camp David, realizada em 1978 entre o presidente egípcio Anwar Sadat e o primeiro-ministro israelense Menachem Begin, permanece fundamental para sua história.

Depois de deixar a presidência, Carter se dedicou ainda mais às questões de direitos humanos e, junto com sua esposa Rosalynn, estabeleceu o Carter Center com o objetivo de fomentar a paz e a saúde global.

O Carter Center tem se empenhado em incentivar a democracia ao observar eleições em outros países e diminuir a incidência de doenças em nações em desenvolvimento ao longo do tempo. Jim Carter, por sua vez, é um colaborador dedicado da Habitat for Humanity.

 

Ganhador do Nobel da Paz

Jimmy Carter foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2002 devido ao seu trabalho em prol da paz global.

Carter superou um tumor cerebral em 2015, mas, em 2019, lidou com diversos problemas de saúde e teve que se submeter a uma operação para aliviar a pressão em sua cabeça.

Desde aquele momento, ele conseguiu se restabelecer, mas suas questões de saúde o levaram a abandonar sua longa tradição de lecionar na escola dominical da Igreja Batista Maranatha em sua cidade de origem, Plains. (Foto: Fox News)

Relacionados

plugins premium WordPress