Ex-oficial do Pentágono explica por que o Brasil escondeu casos de Ovnis

Luis Elizondo, ex-integrante do Pentágono que liderou o Programa de Identificação de Ameaças Aeroespaciais Avançadas (AATIP) dos EUA, comentou sobre o motivo pelo qual o Brasil interrompeu as investigações referentes aos incidentes de objetos voadores não identificados (OVNIs) documentados em Colares, no estado do Pará.

No seu livro “Iminente — Os bastidores da caçada do Pentágono a óvnis”, o autor norte-americano aborda a Operação Prato, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) nos anos 70, durante o período da ditadura militar. As atividades ocorreram entre 1977 e 1978 na ilha do arquipélago do Marajó, com a finalidade de investigar estranhas luzes no céu, avistamentos de Ovnis e supostos ataques de raios à comunidade local.

As Forças Armadas concluíram as operações sem chegar a resultados significativos sobre o episódio, que ficou popularmente chamado de “chupa-chupa”. Naquele período, diversas pessoas afetadas relataram os impactos físicos resultantes do contato com os OVNIs e tentativas de interação com os alegados extraterrestres.

Elizondo detalhou as razões pelas quais as iniciativas brasileiras não prosperaram e, ao invés de se transformarem em um robusto projeto de pesquisa sobre tecnologias extraterrestres, foram reprimidas pelo governo federal. De acordo com o ex-oficial do Pentágono, durante a Guerra Fria, havia uma crença de que os OVNIs poderiam ser, na verdade, uma tecnologia desconhecida dos Estados Unidos ou uma ofensiva comunista orchestrada pelos soviéticos.

O Brasil possui um motivo bastante pragmático para ter mantido esse assunto em segredo por tanto tempo“, afirmou o americano. “É possível que alguma dessas tecnologias tenha origem em alguma tecnologia secreta americana que foi exposta acidentalmente, ou em uma tecnologia secreta russa que também teve um incidente. Além disso, o Brasil deseja ser extremamente prudente para não comprometer ou afetar negativamente os laços que tem com outras nações.”

“Com a crescente manifestação de países como Rússia, Estados Unidos e China em relação aos seus estudos sobre OVNIs e a aceitação de sua realidade, creio que isso irá.” . (Foto: Reprodução)

Com informação da CNN

Relacionados

plugins premium WordPress