A Ambipar, multinacional brasileira de soluções ambientais, anunciou a contratação da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira para liderar seu Comitê Global de Sustentabilidade.
Essa nova movimentação faz parte da estratégia da companhia de fortalecer sua atuação internacional e impulsionar a expansão global. Izabella Teixeira é a segunda figura de destaque a ser incorporada ao time em menos de seis meses, evidenciando o compromisso da empresa com liderança qualificada e visão sustentável.
Antes dela, o embaixador Roberto Azevedo, ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, já havia se incorporado ao time como responsável pela prospecção de novos mercados.
Com uma trajetória consolidada no governo — tendo ocupado o cargo de ministra entre 2010 e 2016 nos mandatos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff —, Izabella Teixeira se destacou por sua abordagem em políticas ambientais robustas e seu papel em negociações climáticas internacionais.
Após sua atuação ministerial, ela co-presidiu o International Resource Panel da ONU, trabalhou como consultora do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e integrou conselhos empresariais estratégicos. “Minha função será a de conselheira, voltada a orientar a empresa em como o setor privado pode se preparar e contribuir para o avanço nas discussões políticas e econômicas impostas pelas mudanças climáticas”, disse ela à Folha de S. Paulo.
Izabella Teixeira enfatizou a necessidade de o Brasil ampliar sua visão sobre o debate climático, incluindo os crescentes desastres que vão além da Amazônia, como os impactos das chuvas intensas que assolaram o Rio Grande do Sul.
A participação do setor privado, de acordo com ela, é fundamental para promover soluções eficazes e sustentáveis. “É um desafio traduzir questões complexas de sustentabilidade em uma linguagem que faça sentido para os principais executivos das empresas”, afirmou. (Foto: Agência Brasil)