Ampliado e modernizado, Estádio Mangueirão reabriu as portas com evento teste

Um reencontro histórico entre os torcedores paraenses e o Novo Mangueirão ocorreu neste domingo (26), em Belém, durante o primeiro evento teste do Estádio Olímpico do Pará após as obras de reconstrução, ampliação e modernização da praça feitas pelo Governo do Pará.

Os eventos teste são preparatórios para a data oficial de reentrega do Estádio, que será feita de forma gradativa e com o público reduzido, conforme as recomendações dos órgãos de segurança.

Neste domingo, 25 mil torcedores acompanharam o clássico RE-PA pela semifinal da Copa Verde 2023.

“Hoje, nós devolvemos o nosso maior palco do futebol da Amazônia para essa torcida extraordinária. Certamente o Pará tem o privilégio de ter os torcedores mais apaixonados. Ao longo do tempo, não se investiu em um estádio para que ele estivesse nessa dimensão. Agora, nós voltamos a entregar o Mangueirão moderno, com acessibilidade e à altura de receber grandes eventos. Queremos também que o Mangueirão seja um incentivo aos clubes paraenses, para que se sintam engajados e motivados a investir cada vez mais em seus times para, quem sabe, termos de volta os paraenses na primeira divisão do Brasileirão e que assim disputar os campeonatos mais importantes do Brasil”, comentou o governador Helder Barbalho.

“Em 2014, perdemos a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo, na época, já poderíamos estar com um estádio mais moderno, iguais os de outras grandes capitais, mas infelizmente, não foi possível. Agora, esse sonho se tornou realidade”, disse Helder Barbalho durante coletiva de imprensa.

O novo gramado foi aprovado mesmo após as chuvas que caíram em Belém

A chuva, tipicamente paraense, se fez presente minutos antes do clássico e serviu para consolidar a aprovação do novo gramado tipo “bermuda celebration”, mais adequado para o clima do Pará e utilizado nos principais estádios de Copa do Mundo.

Vale lembrar que, todo o projeto do Novo Mangueirão segue as diretrizes da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

As melhorias proporcionadas pelo Governo do Pará também abrangem a área externa do complexo, que está mais seguro e tecnicamente adaptado aos clubes, jogadores, equipes técnicas e, principalmente, aos seus espectadores e amantes do esporte.

Toda a área do estacionamento foi ampliada e modernizada, aumentando a capacidade para cerca de 6,5 mil vagas.

O acesso ao Mangueirão foi reorganizado e ampliado. Para chegar às arquibancadas, o torcedor agora conta com sete rampas de cada lado, sendo uma exclusiva para cadeirantes.

O estádio conta com total acessibilidade para pessoas com deficiência, elevadores panorâmicos, novas catracas e câmeras de segurança com reconhecimento facial (que estão conectadas com os servidores da segurança pública).

Na próxima quarta-feira (29), haverá outro evento teste no Mangueirão.

Depois dele, dia 9 de abril, o estádio terá a carga máxima de 50 mil torcedores.

O novo espaço contará também com 250 câmeras de segurança, além da presença do juizado do torcedor.

Torcedor declarado do Remo, governador Helder Barbalho acompanhou o evento teste.

O jogo entre Remo e Paysandu terminou com vitória do Clube do Remo por 1x 0.

Na próxima quarta-feira (29), o Governo do Pará realiza o segundo jogo teste, com mais uma disputa entre Remo e Paysandu pela semifinal da Copa Verde 2023. (Fotos David Alves, Ag. Pará)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress