Em município líder em desmatamento, Governo do Pará instala base fixa para combater crimes ambientais

Nesta segunda-feira, 13, o   Governo do Estado do Pará  instalou mais uma  base fixa para fiscalização e combate a ilícitos ambientais em Novo Progresso, sudoeste paraense

Em mais uma etapa da Operação ‘Curupira’,  a  ação integrada é articulada pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com órgãos de segurança e fiscalização do Pará, para ampliar a presença do Estado em áreas consideradas críticas.

Esta ação representa mais um avanço do empenho do governo estadual e do rigor no combate às irregularidades ambientais. O secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, destacou a importância da instalação da nova base.

Novo Progresso é um município que tem se caracterizado em posição de destaque no desmatamento no Pará.

A implantação da ‘Base Novo Progresso’ faz parte da terceira fase da “Operação Curupira”, que envolve, somente, nesta base, 85 agentes de segurança e a utilização de um helicóptero para apoio logístico.

Servidores da Semas – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade -,  iniciaram os trabalhos no município, com o objetivo de fiscalizar e atuar na prevenção de crimes ambientais, com ênfase na diminuição do desmatamento da floresta amazônica na região.

A Semas, através do Centro de Monitoramento, detecta alvos de interesse onde estão ocorrendo ilícitos ambientais. A partir da  assessoria de inteligência corporativa do órgão faz depuração dos alvos para repassar às equipes de fiscalização e com o apoio das forças de segurança para fazer cessar o crime ambiental.

A prioridade, segundo a secretaria, são os locais em que há o desmatamento ativo e posteriormente lavrar os procedimentos cabíveis.

 

Imagem panorâmica da base fixa para as forças de segurança e de órgãos ambientais em Novo Progresso (Foto de Paulo César)

Relacionados

plugins premium WordPress