Em Belém, Edmilson comemora e  diz que pressão popular liberou os novos ônibus; veja vídeo

Belém-  Na noite desta quinta-feira, 29, O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) comemorou nas redes sociais a liberação dos ônibus elétricos adquiridos pela Prefeitura da cidade, mas impedidos de rodar por conta de uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

No vídeo, Edmilson afirma que “a pressão popular fez com que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que é dominado pela família do candidato do MDB, mudasse de decisão acerca dos ônibus elétricos. Foi suspensa a liminar. Essa é uma vitória do povo e eu agradeço; a população se manifestou, parlamentares, lideranças sindicais, os movimentos sociais, que foram às ruas exigir o direito do povo de Belém” (Veja vídeo).

 

Ao todo, a frota da cidade irá ganhar 213 novos ônibus, sendo 30 deles elétricos.

Os veículos contam com sistema de climatização (ar-condicionado) e com recursos de acessibilidade para quem tem locomoção reduzida, além de carregadores de celular.

No último dia 4 de julho, porém, o TCM determinou que a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) suspendesse o contrato da compra de 30 ônibus elétricos e 15 carregadores. Até o momento, cinco ônibus elétricos já foram entregues pela empresa fornecedora. A prefeitura recorreu da decisão do TCU.

Nesta quinta-feira, em decisão monocrática, o TCM liberou os veículos coletivos após receber documentos da prefeitura demonstrando a regularidade do processo licitatório.

Na próxima semana, o plenário do TCM julgará a decisão monocrática.

Relacionados

plugins premium WordPress