Em Belém, Cine Olympia abre as portas para o Roteiro Geo-Turísticos

Belém-  “A Belle Époque de Belém do Pará”. Este é o tema da edição especial do Roteiros Geo-Turísticos, marcada para este sábado, 27, com saída às 8h30 da frente do Cinema Olympia. O projeto, desenvolvido pela Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), prestará uma homenagem ao Cine Olympia, que acaba de completar 112 anos.

Após a visita de cineastas e imprensa, ocorrida em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), na última quarta-feira, 24, o cinema Olympia vai abrir novamente suas portas, por alguns instantes, resultado de uma parceria entre o Roteiros Geo-Turísticos e a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

A requalificação do Cinema Olympia é uma realização da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fumbel, em parceria com o Iphan, viabilizada por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. O projeto é coordenado pelo Instituto Pedra e tem Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Copatrocínio do Banco da Amazônia.

“Durante a comemoração desse aniversário do Olympia, conversamos com a professora Goretti Tavares, que coordena o Roteiros Geo-turísticos, e ficou certo que abriremos o cinema, que se encontra em obras de requalificação e restauro, para os participantes do projeto.  Para nós, é motivo de alegria estar com essa parceria, porque estamos também festejando essa reforma importante para todos os amantes do cinema, estudantes e pesquisadores”, disse presidente da Fumbel, Inês Silveira.

A arquiteta Beth Almeida, do Instituto Pedra, responsável pela captação dos recursos para a reforma, vai falar sobre o andamento das obras do prédio e a importância do cinema para Belém. Após o momento da homenagem, o Roteiros Geo-Turísticos seguirá um trajeto aos arredores da praça da República, apresentando os prédios e palacetes históricos da cidade.

“O roteiro inicia no Olympia e percorre os locais ligados a Belle Époque existentes na cidade. A ideia é que os participantes entendam sobre a história do patrimônio de Belém. Nesta edição, vamos ter a oportunidade de entender como está a reforma do cinema, porque é importante falar sobre ela, por haver muitas expectativas da população em relação a essa reforma, sobretudo, de como será o resultado desse projeto”, destaca a coordenadora do Roteiros Geo-turísticos.

O trajeto passará também pelo Palacete Bolonha, na Governador José Malcher, que abriga o Museu Casa Francisco Bolonha. Neste momento, a historiadora Rosa Arraes também falará ao público sobre as características arquitetônicas e históricas do prédio, que abriga também o gabinete da Fumbel. Em seguida, o percurso desce novamente para a praça da República e finaliza no teatro Waldemar Henrique.

Roteiros Geo-Turísticos – O projeto foi criado em 2011, com o objetivo implementar ações voltadas às práticas do turismo histórico, cultural e patrimonial, que resgatem a memória de Belém.

As ações promovem caminhadas gratuitas pelas ruas, que geram debates e abordagens sobre o patrimônio material e imaterial da cidade.

Em 2016, o projeto foi premiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, desde então, vem expandindo suas atividades para além de Belém. Para fazer parte do projeto basta acessar o formulário online e fazer a inscrição gratuitamente.  ( Texto: Vagner Mendes / Foto: Comus)

Relacionados

plugins premium WordPress