Ananindeua – A programação iniciou, esta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, com a palestra sobre o tema da campanha, que foi ministrada por Manoel Soares Pinheiro Junior, do Observatório Nacional de Segurança Viária, Consultor de Trânsito e Mobilidade Urbana e Instrutor da Segurança Viária e Pública.
Segundo o Secretário da SEMUTRAN, Thalles Belo, o “Maio Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito e que de acordo com as pesquisas realizadas pelo próprio Detran (Departamento Estadual do Trânsito), de 2016 a 2023 estes dados caíram drasticamente, e demonstram que o município de Ananindeua reduziu o número de acidentes nas vias.
“A meta é despertar a atenção da sociedade para o elevado de número de mortes no trânsito. O município de Ananindeua tem feito o seu papel com várias ações realizadas pelo governo municipal, através da pavimentação, iluminação, sinalização das vias, introdução do sistema de monitoramento eletrônico por meio de radares, com tudo isso nós temos reduzido e muito o número de mortes violentas no trânsito e acidentes com lesões corporais”, disse o secretário.
De acordo com Manoel Soares Pinheiro Junior, o palestrante e que iniciou os trabalhos da campanha, esta é a 11ª edição nacional do “Maio Amarelo”, e hoje o Observatório Nacional de Segurança Viária detém a realização no Brasil desta ação, e as realizações direcionadas para este grande movimento ocorrem em 36 países. “O tema deste ano é ‘Paz do Trânsito começa por você’, na palestra de hoje contarei sobre as campanhas passadas que foram realizadas pelo Observatório, como também o que pretendemos fazer para a edição deste ano”, relatou. (Foto: Secom Ananindeua)