Boi azul e branco conquista seu segundo tricampeonato. É o 26º título do bumbá na história do evento. Festival de Parintins é o maior espetáculo a céu aberto do mundo por reunir mais de 100 mil pessoas todos os anos
O Boi-Bumbá Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins 2024. O boi azul e branco foi anunciado vencedor após apuração das notas dos jurados na tarde desta segunda-feira (01), no Bumbódromo de Parintins, o palco do embate entre os bumbás.
A conquista representa o tricampeonato seguido do Caprichoso. O boi azul e branco venceu pela 26º vez o Festival de Parintins nas 57 edições do evento. O Touro Negro foi campeão também em 2022 e 2023, consagrando-se tricampeão — a última vez em que o boi tinha conseguido essa proeza foi em 1994, 1995 e 1996.
A festa da Vitória do Boi Caprichoso com sua torcida acontece na noite desta segunda, no Curral Zeca Xibelão (casa do Caprichoso), em Parintins. Em Manaus, uma festa deve acontecer no sábado (6), no Sambódromo.
O Touro Negro emocionou os torcedores com o tema Cultura – O Triunfo do Povo. Na primeira noite do festival, sexta-feira (28), o Boi celebrou culturas plantadas, nascidas e sustentadas por meio da Amazônia Brasileira, no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.
O Boi Caprichoso trouxe apresentações luxuosas para as três noites do Festival de Parintins. Destaque para as alegorias “Dama da Noite”, com 24 metros de altura, de onde saiu a cunhã-poranga Marciele Albuquerque na primeira noite do Festival, e “Mística Marubo”, que retratava a transformação de Vimi Peya, xamã Marubo, em falange de jacaré. Além da grandiosidade da alegoria, ela impressionou o público presente no Bumbódromo por conter jatos de água que transformaram a arena em um lago de jacarés.
As apresentações do Caprichoso no Festival também contaram com homenagens a Dom e Bruno – ativistas mortos por grileiros no Amazonas. Na segunda noite, Beto Marubo, amigo de Bruno, discursou na arena. Outra inovação do Caprichoso no Bumbódromo em 2024 se deu nas trocas de alegorias: projeções gigantes com imagens do Caprichoso eram feitas na arena.
O Boi Caprichoso ganhou a primeira noite do festival com 419,8 pontos contra 419,7 do Garantido. Nas outras noites, os bois empataram com 419,8 e 419,7. São julgados 21 itens, entre eles “galera”, que avalia a torcida de cada boi. Os dois levaram 60 pontos nesta categoria.
“Fizemos um lindo espetáculo, agradeço também aos nossos artistas, parceiros, amigos, colaboradores. Vamos comemorar”, disse o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo. “Vi o trabalho que o presidente Fred teve para equilibrar as finanças do boi contrário, embelezaram a Cidade Garantido, conseguiram melhorar a qualidade do espetáculo e a gente só tem a agradecer e parabenizar eles também”, completou.
O Festival de Parintins é o maior espetáculo a céu aberto do mundo, que reúne mais de 100 mil pessoas todos os anos. Em três noites, os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) duelam no bumbódromo, arena que tem o formato da cabeça de um boi. Cada bumbá tem até 2h30 para apresentar um conjunto de 21 itens, em um apresentação com cor, dança e música.
(Foto: Reprodução | Instagram @boicaprichoso)