“É impossível ser pessimista em relação a moeda real”, diz estrategista chefe do IIF

Hiroshi Bogéa – O economista Robin Brooks, estrategista-chefe do Institute of International Finance (IIF) e ex-estrategista de câmbio do Goldman Sachs, voltou a martelar seu otimismo em relação ao Brasil. “É impossível ser pessimista em relação ao real”, escreveu em sua conta no Twitter.

“Claro, o Brasil não é perfeito, mas o resto dos países emergentes também não. Então, por que o real deveria ser negociado com um grande desconto em relação ao resto dos mercados emergentes e – se você está pessimista – por que o real deveria continuar caindo? Não faz sentido…”

A opinião favorável à economia brasileira não é nova. No ano início do ano passado, ele escreveu por diversas vezes que o valor correto para o dólar aqui seria de R$ 4,50.

O que mudou foi a reação dos seus seguidores brasileiros no Twitter.

Há exatamente um ano, em abril de 2022, as respostas à suas opiniões, em sua maioria, exaltavam o Brasil e a política econômica do então presidente Jair Bolsonaro. “Só você reconheceu essa injustiça”, escreveu uma seguidora. “Temos os melhores do mundo, presidente e ministro da economia (Paulo Guedes)!”, disse  outro.

Agora, os seguidores de Brooks atacam, em sua maioria, o presidente Lula e o ministro da Fazenda Fernando Haddad, dizendo que o economista desconhece o que se passa por aqui. “Nós temos um ladrão no comando!”, reclama uma seguidora. “Você já ouviu sobre o Lula? Você não tem ideia do que acontece aqui”, publicou outro.

As opiniões de Brooks são as mesmas há anos. Já as de seus seguidores, parecem ter mudado rapidamente. (Foto reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress