Nesta quarta-feira (15), o Senado aprovou por unanimidade um projeto que determina a suspensão por três anos da dívida do Rio Grande do Sul com a União.
Provavelmente, ainda nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá
Para ajudar o estado a superar os a consequências econômicas dos temporais e enchentes que afetam o estão gaúcho desde 29 de abril , o governo decidiu suspender o pagamento da dívida .
Além de suspender a dívida, o projeto de governo também reduz a taxa de juros do contrato estatal durante esse período
A implementação desta medida tem como objetivo evitar o gasto de R $ 11 bilhões em pagamentos a prazos e um aumento de R $ 12 bilhões nos juros da dívida . Segundo o Ministério da Fazenda, o Rio Grande do Sul deve à União um total de R$ 97,7 bilhões .
O texto aprovado pelo Senado inclui uma pequena modificação do projeto original que o governo enviou no início da semana .
Uma última modificação permite que outros estados que experimentaram calamidades semelhantes e tenham uma situação de calamidade reconhecida pelo Congresso se beneficiem das mesmas medidas , que incluem a suspensão da dívida pública por 36 meses e a anistia dos juros correspondentes .
O documento enviado ao Congresso pelo Palácio do Planalto incluiu este fato exclusivamente para o contexto atual do Rio Grande do Sul , que está experimentando as maiores enchentes de sua história. (Foto: Reprodução)