Dino diz que existem ‘provas inequívocas’ de que ‘Abin paralela’ monitorou adversários de Bolsonaro

“Uma agência de inteligência não pode fazer investigação criminal”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que existem “provas inequívocas” de que houve monitoramento ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob a gestão de Alexandre Ramagem (PL), durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Há provas inequívocas de que houve a utilização de uma ferramenta que implicava na invasão da privacidade de pessoas sem autorização judicial (…) Uma agência de inteligência não pode fazer investigação criminal”, disse Dino em entrevista ao programa Estúdio I, da GloboNews, nesta terça-feira (30).

Dino repudiou ainda o uso de recursos de segurança para fins políticos, mas defendeu a importância de manter a integridade e o propósito da agência. Ele também ressaltou a falta de debates aprofundados em torno das atribuições do órgão de inteligência.  “A Abin tem excelentes quadros técnicos, ótimos profissionais. Portanto, não há uma ideia de que toda a instituição deva ser descartada. Mas, uma análise atenta vai demonstrar que desde o SNI, o extinto Serviço Nacional de Informações, após a aprovação da Constituição de 88, não houve um debate mais aprofundado quanto a esse modelo”, destacou.

Segundo Dino, a autoria desse monitoramento está prestes a ser esclarecida e funcionários públicos podem vir a ser afastado por obstrução de investigação. A entrevista ocorreu no seu último dia como ministro da Justiça. Sobre um possível retorno à política, Dino brincou e se comparou ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que foi eleito aos 78 anos de idade. “Estou fazendo esse trânsito (de deixar a política). Eu, devo me aposentar aos 75 anos. Se você olhar a eleição entre Trump e Biden, eu estou na idade. Mas nesse momento, sem dúvida, estou me distanciando da política.”

(Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress