Descarga atmosférica rara é registrada na costa do Rio Grande do Sul

Fenômeno conhecido como “o relâmpago mais alto da Terra” foi capturado por fotógrafo durante tempestade em alto mar, informa a MetSul

 

Fenômeno é conhecido como o relâmpago mais alto da Terra é registrado na costa do RSFenômeno é conhecido como o relâmpago mais alto da Terra é registrado na costa do RS Divulgação MetSul – foto de Gabriel Zaparolli

Uma rara forma de descarga atmosférica, difícil de se observar, foi registrada na costa gaúcha na madrugada desta terça-feira. O fenômeno foi registrado pelo fotógrafo Gabriel Zaparolli, que observava com câmeras especiais uma tempestade em alto mar, a cerca de 400 quilômetros da costa, e divulgado pela MetSul Meteorologia.

Segundo a MetSul, o fenômeno é conhecido na ciência como “sprites”, descargas que se formam acima das nuvens de tempestade. É conhecido também como “o relâmpago mais alto da Terra”, por ocorrer na parte superior da atmosfera, a mais de 80 quilômetros de altura.

As formas gigantescas de jatos luminosos foram registradas inicialmente perto de Taiwan e Porto Rico, nos anos de 2001 e 2002, pela ordem. Embora já tenham sido observados em tempestades sobre terra, muitos registros ocorreram justamente em temporais sobre o mar.

A MetSul cita o cientista Tony Phillips, da NASA: “Eles (sprites) parecem adorar tempestades sobre a água e são famosos por surpreender os passageiros a bordo de aeronaves comerciais”, descreveu Phillips.

A empresa observa ainda que o processo de formação e a estrutura destas descargas atmosférica ainda não são totalmente compreendidos pela ciência, em função da raridade do fenômeno.

“Sprites são uma forma exótica de eletricidade que sobe a partir das nuvens de tempestade em vez de descer como um raio comum. Embora sprites tenham sido relatados por pelo menos um século, muitos cientistas não acreditavam que eles existiam até 1989, quando os sprites foram acidentalmente fotografados por pesquisadores da Universidade de Minnesota e confirmados por câmeras de vídeo a bordo do ônibus espacial da NASA”, explica a MetSul.

Na semana passada, segundo a empresa de meteorologia, o observador Spencer Dant registrou imagens de sprites durante uma tempestade sobre o estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, a partir da cidade de Pampa, no estado do Texas.  (Foto: Gabriel Zaparolli)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress