Parlamentar de Pernambuco fez as declarações durante sessão na Câmara Municipal na segunda-feira (30)
Deputados federais protocolaram o pedido de expulsão da vereadora Zirleide Monteiro, de Arcoverde (PE), do PTB depois que a parlamentar afirmou a uma mãe com filho no espectro autista que era “castigada de Deus”. O pedido já foi recebido pela executiva nacional do partido, que ainda precisa decidir sobre a retirada da vereadora da sigla. O pedido foi apresentado pelos deputados federais Fred Costa (Patriota-MG) e Delegado Bruno Lima (PP-SP) na última quarta-feira (1), dois dias após as declarações feitas pela parlamentar.
Na segunda-feira, durante sessão da Câmara de Vereadores de Arcoverde, ela se dirigiu a uma mãe com um filho no espectro autista e se referiu à condição como um “castigo de Deus” porque “ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima”. Em uma publicação nas redes sociais, Costa afirmou ter protocolado o pedido de expulsão do partido diante da “frase covarde e absurda”. Em outra publicação, o parlamentar afirmou que ele e o deputado Bruno Lima ainda protocolaram um pedido de cassação do mandato na Câmara Municipal de Arcoverde. “O fato é repugnante, abominável e inadmissível”, afirma, na postagem. “Uma pessoa que faz uma afirmação dessa, não pode estar no parlamento”.
Em nota, a vereadora afirmou que foi “movida por agressões e mentiras” e que faltou “tranquilidade e serenidade para agir e falar”: “Não quero justificar essas agressões fortuitas de terceiros pelas palavras indevidas por mim proferidas, apenas situar que sim, faltou-me tranquilidade e serenidade para agir e falar. Mas, repito, o respeito, a preocupação e a nossa luta em defesa das pessoas com deficiências são inerentes a minha pessoa e ao mandato que exerço.”
Cassação
A Câmara de Municipal de Arcoverde também abriu um procedimento de apuração e responsabilidade contra a vereadora Zirleide Monteiro (PTB). O presidente da Câmara, vereador Siqueirinha (Podemos), informou que a decisão foi tomada após reunião com o departamento jurídico da casa legislativa. O PTB deve confirmar nos próximos dias pela expulsão da vereadora do partido.
Os advogados da Câmara apresentaram um parecer sobre o procedimento para apurar a conduta da vereadora Zirleide Monteiro, afirmou Siqueirinha. “Também foi elaborada uma portaria com os trâmites iniciais para a apuração da responsabilidade. Buscamos dar maior celeridade ao caso”, disse o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais. O vereador explicou que será realizado um sorteio com o nome dos três parlamentares que irão compor a mesa diretora que vai analisar o processo. O sorteio será transmitido por meio de uma coletiva de imprensa, segundo o presidente da Câmara dos Vereadores de Arcoverde.
(Foto: Reprodução/YouTube/Itatiaia)