Deputado Henderson Pinto mobiliza frente de trabalho para enfrentar seca no Pará

Desde o início da seca atípica que atinge os municípios da região Oeste paraense, o deputado federal Henderson Pinto tem se mobilizado junto a instituições para garantir a efetiva prestação de assistência aos mais atingidos, pontuando, principalmente, a distribuição de água potável e cestas básicas à população mais atingida.

Na última quarta-feira, 18, em Brasília, o parlamentar paraense , juntamente com os vereadores de Santarém JanderIlson Pereira e Alexandre Maduro, esteve em audiência  com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para pedir que o Governo Federal viabilize o auxílio emergencial para os pescadores.

Segundo o deputado federal, o  ministro foi receptivo com a demanda e afirmou que o Governo Federal já trabalha com uma proposta para atender a este público.

Na quinta-feira,19, o parlamentar teve uma reunião com ministro das Cidades, Jader Filho, que resultou na inclusão do Pará na Medida Provisória (MP) que cria o auxílio emergencial destinado a atender os estados que se encontram em estado emergência devido a seca, com foco principal nos pescadores.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve presente.  

“Os pescadores têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso Pará, em especial da minha região Oeste. Por isso, neste momento difícil, eles precisam de apoio e atenção. Apresentei esta demanda ao ministro André de Paula, que foi muito receptivo com a nossa proposta e garantiu que o nosso pedido será avaliado com a devida atenção e rapidez”, afirmou Henderson Pinto.

A frente de trabalho se concentra em estratégias para enfrentar a seca e suas implicações na região, considerando o cenário ambiental e socioeconômico da população mais atingida.  

  “Nossa iniciativa reflete o esforço conjunto para lidar com os desafios e contribuir para a construção de propostas efetivas e imediatas, cujo objetivo principal é minimizar os impactos e promover o bem-estar da população da região Oeste do Pará”, enfatizou o parlamentar.  

Preocupado com a situação de todos os atingidos pela seca,   Henderson Pinto conversou também com o governador Helder Barbalho; Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional – além de representantes do Ministério da Saúde.

A articulação de ajuda e estratégia envolveu também a Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), o senador Jader Barbalho e a Prefeitura de Santarém. 

Na Amazônia, o seguro-defeso é pago de novembro a março.

No encontro com o ministro da Pesca e Aquicultura, Henderson Pinto ouviu dele  a intenção de oferecer dois meses a mais desse auxílio, que não se enquadra nas regras legais do seguro-defeso.

Os vereadores JanderIlson Pereira e Alexandre Maduro enfatizaram a importância da articulação e a necessidade de maior atenção do Governo Federal junto aos trabalhadores da pesca.

“Os peixes estão morrendo e nossos pescadores estão se sentindo isolados, eles precisam se ajuda”, pontuou JanderIson. Já Alexandre Maduro cobrou a presença do Governo Federal na região: “estamos acompanhando a situação de perto e sabemos que não está sendo fácil, por isso, nesse sentido, seria importante a presença do Governo Federal na nossa região, para conhecer de perto a situação e agilizar os recursos”, disse. (Fotos: Assessoria Parlamentar/ Reprodução)

 

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress