O comentário do ex-ministro de Bolsonaro também foi rebatido por outros deputados da base do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) publicou um vídeo nas redes sociais pedindo que seu colega de Câmara, Ricardo Salles (PL-SP), seja responsabilizado por celebrar a tentativa frustrada de golpe na Bolívia. Nesta quarta-feira (26), o general boliviano Juan José Zúñiga coordenou o levante militar, que acabou desmobilizado. O comandante e outros militares terminaram presos.
Enquanto o conflito ocorria, o ex-ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro publicou em seu perfil na rede X (antigo Twitter): “En Bolívia las melancias tienen cojones…” (Na Bolívia as melancias têm coragem). O termo “melancia” é a forma como a extrema direita se refere a generais que não aderiram ao golpe do 8/1, considerados comunistas: verdes por fora e vermelhos por dentro.
O psolista comentou a declaração de Salles pouco depois, afirmando que os parlamentares “golpistas” deveriam ser responsabilizados. “Até quando deputados golpistas não serão responsabilizados? O que fez o Sr Ricardo Salles foi apoiar um golpe na Bolívia e incentivar um golpe no Brasil! Que seja afastado cautelarmente”, rebateu o deputado Glauber Braga, acrescentando que vai apresentar nesta quinta-feira (27) uma representação à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados solicitando o afastamento cautelar do deputado bolsonarista.
Na manhã desta quinta-feira, a hashtag “Fora Salles” foi levantada por perfis de esquerda na rede X. O influenciador Felipe Neto foi um dos nomes a puxar um abaixo assinado para levantar um pedido de cassação contra Salles. O comentário de Salles também foi rebatido por outros deputados da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O nome do deputado do PL chegou a entrar nos assuntos mais comentados da rede social X (antigo Twitter) na manhã desta quinta-feira (27/6).
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) lamentou a postura do ex-ministro do Meio Ambiente. “Queimou a largada hoje e viu a boiada voltar pro curral no 8 de janeiro. Mas que lástima um parlamentar celebrar uma tentativa de golpe de Estado”, disse.
“Vou te dizer já que andas meio desinformado: o povo meteu os golpistas para correr. Anda rápido que ainda dá tempo de apagar teu comentário machista e golpista”, afirmou a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS).
O deputado André Janones (Avante-MG) levantou a possibilidade de Salles ser responsabilizado criminalmente. “O deputado bolsonarista Ricardo Salles acaba de celebrar publicamente a tentativa de golpe militar na Bolívia e lamenta exército brasileiro não ter feito o mesmo no Brasil. A expectativa é que ele seja responda criminalmente e seja preso”, disse.
Janones também citou que está trabalhando em uma denúncia ao Ministério Público Federal para que se apure o crime de incitação pública das Forças Armadas contra os poderes constitucionais e o estado democrático de direito. “Acompanharemos a apuração de perto e não permitiremos que o golpismo se crie novamente em nosso país”, afirmou Janones.
Além de Salles, os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Bia Kicis (PL-DF) ironizaram a tentativa de golpe na Bolívia, fazendo referência indireta aos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 no Brasil. “Golpe de estado na Bolívia? Se não tem velhinhas com a bíblia na mão, cabeleireiras armadas com batom, famílias cantando o hino nacional e rezando, não é golpe”, escreveu Kicis.
Confira o vídeo de Glauber Braga:
Até quando deputados golpistas não serão responsabilizados? O que fez o Sr Ricardo Salles foi apoiar um golpe na Bolívia e incentivar um golpe no Brasil! Que seja afastado cautelarmente! pic.twitter.com/GRZi8PEW4b
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) June 27, 2024
(Foto: Reprodução)