Democratas admitem que Biden pode renunciar à candidatura no domingo

Várias pessoas próximas ao presidente dos EUA, Joe Biden, afirmaram ao New York Times nesta quinta-feira que ele começou a aceitar melhor a ideia de que pode não ser capaz de vencer as eleições em novembro, cedendo às crescentes pressões de membros do Partido Democrata para que deixe a corrida pela Casa Branca. Rumores apontam que desistência pode acontecer no domingo, 21.

Segundo jornalistas americanos que cobrem a Casa Branca, Biden não deve renunciar ao cargo como presidente e terminará o mandato, mas abriria mão da disputa contra o ex-presidente Donald Trump. Embora a vice-presidente Kamala Harris seja a principal cotada para substituí-lo, especula-se que, em caso de desistência, a Convenção Nacional Democrata permita que outros candidatos também possam ser votados à cabeça de chapa.

Desde que as pressões começaram após sua participação desastrosa em um debate contra Trump há três semanas, Biden vinha repetindo que nada o faria deixar a disputa. Mas, na quarta-feira, pouco antes de ser diagnosticado com Covid-19, ele deu o primeiro sinal de reconsiderar a posição ao afirmar publicamente que poderia abandonar a corrida por motivos de saúde.

Segundo um aliado, “a realidade está se impondo”, e não seria uma surpresa se Biden anunciasse em breve seu endosso a Kamala, segundo o jornal americano New York Times, que

A informação é baseado em entrevistas com quatro pessoas próximas ao presidente, todas descrevendo a situação como extremamente delicada e falando sob condição de anonimato. No momento, Biden está isolado em sua casa de férias em Rehoboth Beach, no estado de Delaware.

Democratas mais distantes da Casa Branca também disseram que estavam aumentando as expectativas dentro do partido de que Biden logo cederia — uma mudança em relação a poucos dias atrás, quando os partidários pareciam desesperados em fazê-lo mudar de ideia. No entanto, houve também uma cautela entre eles para conseguir ler os sinais de um presidente com um círculo extremamente pequeno de confidentes.(Foto: Reuters)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress