Datafolha: reprovação do STF cai 10 pontos em meio as ações sobre o ‘8 de janeiro’ e a trama golpista de Bolsonaro

Avaliação positiva da corte é de 29%, empatada com os 28% de quem a vê de forma negativa

 

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (26) pelo jornal Folha de São Paulo mostra que a reprovação da população brasileira ao trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) caiu 10 pontos entre dezembro de 2023 e março de 2024. Segundo pesquisa do Datafolha, a reprovação do trabalho dos ministros caiu de 38% para 28%, enquanto a aprovação subiu de 27% para 29% no mesmo período. É o segundo menor nível de reprovação desde que o instituto passou a pesquisar a avaliação dos ministros do Supremo.

O último levantamento, de dezembro do ano passado, mostrava que a reprovação havia atingido o maior índice da série histórica iniciada em dezembro de 2019. Desde o levantamento do ano passado, o instituto aponta que o Supremo vem protagonizando um enfrentamento com o bolsonarismo, com o julgamento dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e as acusações de tentativa de golpe de membros do governo Bolsonaro.

Simpatizantes do PT são os mais satisfeitos com o trabalho do STF. 49% dos entrevistados consideram o Supremo ótimo e bom. Entre os que consideram o governo Lula ótimo ou bom, o índice chega a 55%. Do outro lado, 65% dos apoiadores do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro desaprovam as ações da corte, assim como 63% dos que veem Lula como ruim ou péssimo. Também reprovam mais os ministros aqueles que são mais instruídos, com curso superior completo (41%).

(Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF)

Relacionados

plugins premium WordPress