Datafolha: Paes lidera no Rio de janeiro com 53% das intenções de voto

Prefeito tem liderança folgada, com 28% na espontânea; aposta de Bolsonaro é um dos menos conhecidos entre eleitores (37%)

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está na liderança isolada das intenções de voto para as eleições de outubro, na qual tentará a reeleição, aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5) pelo Datafolha. Paes tem 53% das intenções de voto, percentual que, se repetido nas urnas em outubro, garantiria a vitória no primeiro turno.

Num segundo patamar estão os deputados federais Tarcísio Motta (PSOL), com 9%, e Alexandre Ramagem (PL), com 7%. Em seguida, Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) têm 3% cada. Os dois estão em empate técnico com relação a Tarcísio e Ramagem, uma vez que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Rodrigo Amorim (União) e Marcelo Queiroz (PP) apresentam 2% cada. Dani Balbi (PCdoB) aparece com 1% das intenções de voto. Carol Sponza (Novo) não pontuou. Brancos e nulos somam 14%, e os que não sabem representam 5%.

A pesquisa do Datafolha, registrada no TSE sob o número RJ-06701/2024, ouviu 840 eleitores de terça (2) a quinta-feira (4).

A vantagem de Paes é expressiva. O atual prefeito tem quase o dobro de todos os demais adversários somados. Aliados entendem que a vantagem não deve ser tão grande durante a eleição, pois outras candidaturas terão maior visibilidade, mas não se descarta a possibilidade de vitória em primeiro turno.

Paes é aliado do presidente Lula, porém não pretende nacionalizar a eleição. Ele é conhecido por 100% dos eleitores (dos quais 67% afirmam o conhecer muito bem), o que pode dificultar um crescimento.

Ramagem, por sua vez, é o escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aposta nessa ligação para crescer nas pesquisas. Pouco mais de um terço dos entrevistados (37%) declararam o conhecer (dos quais apenas 7% afirmaram o conhecer muito bem). A apresentação ao longo da campanha e a associação ao ex-presidente é a aposta de sua equipe.

Sem alianças partidárias, Tarcísio é conhecido por 63% dos eleitores, dos quais 17% afirmam o conhecer muito bem.

O Datafolha também questionou os eleitores em quais candidatos não votariam de jeito nenhum. O atual prefeito é rejeitado por 19% dos entrevistados. Os nomes com maior rejeição são Cyro Garcia (27%), Tarcísio Motta (22%) e Alexandre Ramagem (21%). Empatado com Paes está Marcelo Queiroz, com 19% de rejeição. Em seguida vêm Amorim (18%), Dani Balbi (17%), Pantoja (15%) e Sponza (15%).

(Foto: Fabio Rossi/Agência O Globo)

Relacionados

plugins premium WordPress