Nova pesquisa indica que cadeirada não ajudou o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) na perseguição aos líderes, que estacionou em 19%
O instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (19) uma nova pesquisa com a intenção de votos para a prefeitura de São Paulo. Pelo levantamento o prefeito Ricardo Nunes (MDB) se mantém numericamente à frente na disputa eleitoral, tecnicamente empatado com Guilherme Boulos, do PSOL. O candidato à reeleição tem 27% das intenções de voto, contra 25% do deputado federal.
O ex-coach Pablo Marçal (PRTB), protagonista do debate do último domingo (15) ao ser agredido com uma cadeirada por José Luiz Datena (PSDB), tem 19% e aparece abaixo da dupla, tecnicamente empatado apenas com Boulos. A margem de erro é estimada em três pontos percentuais para mais ou menos.
Os resultados sugerem que a cadeirada do tucano não derrubou, mas também não ajudou Marçal a recuperar o fôlego na perseguição a Nunes e Boulos. O ex-coach tinha exatamente o mesmo percentual de menções há uma semana, assim como Nunes, que já aparecia àquele momento com 27%. Boulos variou um ponto para cima frente aos 25% da sondagem anterior.
A pesquisa contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo foi realizada com 1.204 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 17 (terça-feira) e 19 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo SP-03842/2024.
O levantamento mostra que Datena, que vinha desidratando desde o início oficial da campanha, estacionou nos mesmos 6% de intenções de voto que detinha há uma semana. Está tecnicamente empatado com Tabata Amaral (PSB), que se manteve em 8%. A empresária Marina Helena (Novo) tem 3%. São 6% dos eleitores os que declaram a intenção de votar em branco ou nulo (eram 7% da pesquisa anterior), e outros 3% se declaram indecisos — um ponto a menos que os 4% registrados há uma semana. Os candidatos Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram.
Confira os números da pesquisa Datafolha*:
Ricardo Nunes (MDB): 27% (eram 27%, na pesquisa de 12 de setembro)
Guilherme Boulos (PSOL): 26% (eram 25%)
Pablo Marçal (PRTB): 19% (eram 19%)
Tabata Amaral (PSB): 8% (eram 8%)
Datena (PSDB): 6% (eram 6%)
Marina Helena (Novo): 3% (eram 3%)
Bebeto Haddad (DC): 0% (eram 1%)
Ricardo Senese (UP): 0% (era 0%)
João Pimenta (PCO): 0% (era 0%)
Altino Prazeres (PSTU): 0% (era 0%)
Em branco/nulo/nenhum: 6% (eram 7%)
Não sabe: 3% (eram 4%)
* Estimulada, quando são apresentados os nomes dos concorrentes
(Foto: Marlene Bergamo/Folhapress e Secom)