Datafolha: Nunes e Boulos se isolam no topo da disputa paulistana

Na pesquisa de intenção de votos divulgada nesta quinta-feira (12), Pablo Marçal, que havia se destacado nos últimos levantamentos, perdeu popularidade

 

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) se mantêm na liderança de intenções de votos para a Prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira (12). Pablo Marçal (PRTB), que antes havia se destacado na corrida eleitoral das Eleições 2024, perdeu popularidade e se distanciou dos concorrentes.

Nunes e Boulos seguem em empate técnico, com 27% e 25% das intenções de voto, respectivamente. Já Marçal agora aparece com 19%. No Datafolha passado, divulgado no dia 5 de setembro, os três estavam empatados na liderança. O levantamento destaca a importância do horário eleitoral gratuito, onde Nunes tem ampla exposição, fator que pode ter contribuído para sua recuperação, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo.

No segundo pelotão, Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) continuam estacionados, com 8% e 6%, respectivamente. Outros candidatos, como Marina Helena (Novo) e Beto Haddad (DC), que teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, permanecem com 1% ou menos.

A pesquisa também aponta uma melhora na avaliação da gestão de Nunes, cuja taxa de aprovação subiu para 31%, ante 26% na semana passada, enquanto Boulos enfrenta dificuldades para capitalizar sua associação com o presidente Lula.

Ao mesmo tempo em que disputa espaço com o candidato do PRTB no eleitorado de direita, Nunes tem conseguido fechar portas para Boulos em segmentos cobiçados pelo aliado do presidente Lula. O deputado federal tem dado amplo espaço ao petista em sua campanha ao mesmo tempo em que busca construir uma imagem “paz e amor” para atrair eleitores do chefe do Executivo federal, mas as pesquisas mostram que Boulos não consegue engatar a segunda marcha nessa escalada.

Dentre os que votaram em Lula em 2022, são 48% os que hoje escolhem Boulos para a prefeitura (eram 44% há uma semana), enquanto Nunes é o preferido de 19% desse eleitorado. Na parcela mais pobre da cidade, que corresponde a cerca de um terço dos paulistanos aptos a votar, Nunes lidera com 27% das intenções de voto, numericamente à frente de Boulos (21%) e com mais do dobro de menções de Marçal (13%).

Para além de ter estacionado na corrida eleitoral a três semanas da votação, o candidato do PRTB também tem como notícia negativa o avanço da rejeição ao seu nome, de 38% para 44% em uma semana. Segundo o Datafolha, o ex-coach é agora o candidato a quem mais os paulistanos negam o voto, à frente de Boulos (37%) e Datena (32%), ambos com rejeição estável em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa, registrada no TSE sob o código SP-07978/2024, foi realizada entre os dias 10 e 11 de setembro, entrevistando 1.204 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

(Foto: Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress