Datafolha: João Campos tem 75% dos votos na disputa pela reeleição no Recife

Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL) e Dani Portela (Psol) empatam tecnicamente em 2º lugar. Atual prefeito ainda não escolheu vice

 

O prefeito João Campos (PSB), pré-candidato à reeleição, tem 75% das intenções de voto no principal cenário da eleição deste ano para a Prefeitura do Recife, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5). A margem folgada sobre os adversários poderia garantir a vitória já no primeiro turno.

Em segundo lugar, há um empate técnico. O ex-deputado federal Daniel Coelho (PSD), apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), aparece com 7% das intenções de voto, seguido por Gilson Machado (PL), ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem 6% das intenções de voto, e pela deputada estadual Dani Portela (PSOL) com 3%. Tecio Teles (Novo) e Simone Fontana (PSTU) têm 1% cada. Os entrevistados que disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum somaram 5%. Recifenses que ainda não sabem em quem votar são 2%.

O Datafolha entrevistou 616 eleitores no Recife de terça (2) a quinta (4). A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O Datafolha também fez um segundo cenário, com Túlio Gadêlha (Rede) no lugar de Dani Portela (PSOL), ambos da federação Rede-PSOL. Nesse segundo cenário, Campos tem 74% das intenções de voto. A segunda posição continua com empate técnico: Daniel Coelho tem 8% das intenções de voto, Gilson Machado ficou com 5% e Túlio Gadêlha, 3%. Simone Fontana (PSTU) e Tecio Teles (Novo) têm 1 ponto percentual cada.

Na segunda configuração, brancos, nulos e nenhum somaram 6%. Já 1% dos entrevistados disseram que não sabem em quem vão votar.

O prefeito, que é apoiado pelo presidente Lula, também lidera na pesquisa espontânea —quando o entrevistador não fornece os nomes dos possíveis candidatos e o eleitor diz espontaneamente em quem votaria. Na espontânea, João Campos tem 39% das intenções de voto. Outros 6% disseram que votariam “no atual”. Gilson Machado tem 2%, Daniel Coelho, 1%. Outras respostas somaram 5%, enquanto branco, nulo e nenhum são 6%. Disseram, na pesquisa espontânea, que não sabem em quem votariam 40% dos entrevistados.

Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Gilson Machado é conhecido por 35%. Túlio Gadêlha é conhecido por 58% dos entrevistados, Dani Portela por 46%, Tecio Teles por 44% e Simone Fontana por 27%.

O Datafolha também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para prefeito do Recife. Nessa pergunta, os eleitores podem citar mais de um nome. Gilson Machado aparece com 38% de rejeição, seguido por Tecio Teles (Novo) com 36% e Túlio Gadêlha com 34%. Simone Fontana (31%), Dani Portela (28%) e Daniel Coelho (PSD) figuram na sequência, no quesito rejeição. João Campos é o menos rejeitado: 8% dos entrevistados dizem que não votariam de jeito nenhum nele.

Outros 2% disseram que poderiam votar em qualquer um ou não rejeitam nenhum dos pré-candidatos. Já 2% não votariam em nenhum dos citados. Não sabem 5%.

(Foto: Divulgação)

Relacionados

plugins premium WordPress