Primeira pesquisa após inicio do horário eleitoral revela Boulos com 23%, seguido pelo prefeito e pelo ex-coach, com 22% cada
O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (5) um novo levantamento, o primeiro após o inicio do horário eleitoral, sobre a corrida eleitoral em São Paulo. Os candidatos Guilherme Boulos (PSol), Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) permanecem tecnicamente empatados nos percentuais de intenções de voto. Boulos ainda aparece à frente, com 23% das intenções, o mesmo percentual da pesquisa anterior, do dia 22 de agosto. O psolista é seguido por Marçal, que tem 22%, um aumento de apenas um ponto percentual. O atual prefeito, Ricardo Nunes, também tem 22% das intenções de voto, três pontos a mais do que o último levantamento. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Atrás, estão Tabata Amaral (PSB), que aparece com 9%, José Luiz Datena (PSDB) com 7% e Marina Helena (Novo), com 3%. Bebetto Haddad (DC) e Ricardo Senese (UP) têm 1% cada. João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram. Os entrevistados que declararam a intenção de votar nulo, branco ou em nenhum candidato são 4%. Aqueles que ainda não sabem em quem votarão somaram 4%. O índice de confiança é de 95%.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Marçal subiu de 13% para 15%, seguido por Boulos, que foi de 17% para 19%, e por Ricardo Nunes, que subiu de 7% para 10%. Entre os outros nomes, Tabata Amaral tem 4%, o mesmo percentual da pesquisa anterior, e Datena caiu de 2% para 1%.
Os resultados indicam para as campanhas o saldo dos primeiros dias de propaganda eleitoral, que começou a ser veiculada na última sexta-feira. Candidato com mais espaço no horário eleitoral, Nunes tem se valido da exposição na TV para apresentar seu histórico e destacar marcas de sua gestão, ao mesmo tempo em que concentra ataques a Marçal em inserções reproduzidas no rádio.
O emedebista tem feito uma guinada à direita para atrair parte do eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que opta pelo voto no ex-coach. A estratégia, porém, tem surtido pouco efeito até aqui: segundo o Datafolha, 48% dos eleitores que dizem ter votado em Bolsonaro em 2022 apoiam o ex-coach (eram 46% na sondagem anterior), enquanto Nunes é escolhido por 31% desse segmento (um ponto a mais que há duas semanas).
A artilharia de Nunes e dos demais candidatos contra Marçal, único entre os cinco postulantes a prefeito mais bem colocados que não tem direito a tempo no horário eleitoral, conseguiu não só frear o ritmo de crescimento do ex-coach, mas também fazer a rejeição ao seu nome variar para cima. São 38% os que dizem “não votar de jeito nenhum” no candidato do PRTB, taxa que era de 34% há duas semanas. O segundo mais rejeitado na disputa é Boulos, que manteve o índice de 37%, o mesmo do levantamento anterior.
Marçal, que há um mês era escolhido por 14% dos eleitores, explora as redes sociais para se apresentar como um empresário bem-sucedido e que se diferencia dos políticos tradicionais. O candidato dispara ataques contra todos seus adversários, como fez no debate realizado no último domingo, e consegue fisgar parte do público bolsonarista que não vê identificação ideológica com Nunes. A estratégia, segundo indica o Datafolha, vem dando certo:
Boulos, por sua vez, navega tranquilo até aqui no campo da esquerda. O candidato tem adaptado seu discurso para amenizar a imagem de “radical” que adversários tentam colar nele. A campanha do psolista tem explorado a presença da candidata a vice, Marta Suplicy (PT), e o apoio do presidente Lula para reter a preferência dos eleitores mais identificados com o petismo. De acordo com a nova pesquisa, porém, não houve avanços nesse campo. Boulos era escolhido por 44% dos eleitores que votaram em Lula no segundo turno de 2022, taxa que agora variou para 43%.
Segundo turno
O Datafolha também testou o desempenho dos candidatos em possíveis segundos turnos. Entre Marçal e Nunes, o atual prefeito venceria por 53% contra 31%. Já entre Marçal e Boulos, o psolista derrotaria o ex-coach com 45% contra 39%.
A pesquisa entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo entre 3 e 4 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com o número SP-03608/2024.
Esta é a primeira pesquisa após o início da propaganda eleitoral gratuita nos canais de televisão e rádios, no dia 30 de agosto. Ricardo Nunes é o candidato com mais tempo de propaganda, de 6 minutos e 30 segundos, já que sua coligação tem 329 representantes no Congresso Nacional. Em seguida, Guilherme Boulos (PSol) tem 2 minutos e 22 segundos, com uma coligação de 112 parlamentares. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) tem 35 segundos, e Tabata Amaral (PSB), 30 segundos.
Os demais candidatos, Pablo Marçal (PRTB), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Bebetto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP) e Altino Prazeres (PSTU), por exemplo, não têm tempo de propaganda na televisão devido ao baixo desempenho de seus partidos nas eleições de 2022.
( (Fotos: Renato Pizzutto/Band)