Datafolha: Boulos e Nunes estão empatados tecnicamente na disputa pela Prefeitura de São Paulo

De acordo com um dos cenários da pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29), em que inclui os pré-candidatos Datena (PSDB) e Kim Kataguiri (União Brasil), Boulos aparece à frente, com 24% das intenções de voto, ante 23% do atual prefeito e candidato à reeleição. Sem eles, o prefeito Nunes herdaria os votos e ficaria com 26%; Boulos manteria os 24%

 

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) e o prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), permanecem polarizando a corrida eleitoral na maior cidade do Brasil, a menos de 5 meses do primeiro turno da eleição municipal, marcado para o dia 6 de outubro. De acordo com a pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29), Boulos aparece à frente, com 24% das intenções de voto, ante 23% do atual prefeito e candidato à reeleição. Ambos estão tecnicamente empatados.

Em uma simulação sem a participação na disputa do apresentador José Luiz Datena (PSDB) e do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), Nunes herdaria os votos, ficando com 26%. E Boulos manteria os 24%. A pesquisa encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo ouviu 1.092 eleitores na capital paulista. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-08145/2024.

O cenário com Datena e Kim causa empate também no segundo pelotão. Além do apresentador recém-filiado aos tucanos, que fica com 8%, estão a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 8%, o coach Pablo Marçal (PRTB) com 7%. Em um patamar numérico pouco abaixo vêm Marina Helena (Novo) e Kim, ambos com 4%.

Já a lanterna é ocupada por João Pimenta (PCO), Fantauzzi (DC), Ricardo Senese (UP) e Altino (PSTU), todos com 1%. Declaram votos em branco ou nulo 13%, e 5% não opinaram. Sem Datena e sem Kim, o segundo pelotão embola: Tabata e Marçal ficam com 9%, Marina Helena com 6%, Pimenta com 3% e os restantes, com menos de 1%. Os brancos e nulos oscilam para 15%, assim como vão a 6% os que não querem opinar.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea do Datafolha, em que não são apontadas opções para o eleitor, Boulos é o mais lembrado, com 13% das menções, enquanto Nunes aparece com 9%. Tabata Amaral, Pablo Marçal e Kim Kataguiri são mencionados por 1% dos entrevistados, cada um.

Rejeição

O Datafolha também mediu o índice de rejeição dos pré-candidatos à prefeitura de São Paulo. O mais rejeitado pelos eleitores é Guilherme Boulos, com 32% das menções. Segundo o levantamento, 25% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum em Pablo Marçal, enquanto 24% não apoiariam Ricardo Nunes. Em seguida, na lista dos mais rejeitados, aparecem Datena (22%) e Kim Kataguiri (21%). Entre os principais pré-candidatos, Tabata Amaral é a que tem a menor rejeição – apenas 16% dizem que não votariam nela em nenhuma hipótese.

(Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress