Daniel mostra força com chapa única na Câmara de Ananindeua

Desde que as urnas abriram, nas eleições do ano passado, que uma das principais polêmicas no meio político seria as eleições para a presidência da Câmara Municipal de Ananindeua. Como existem processos em curso na Justiça Eleitoral tentando impugnar o vice Hugo Athayde (PSDB), a ordem no Governo do Estado era derrotar qualquer chapa que fosse lançada com o apoio do prefeito Daniel Santos (PSB). Dessa forma, o novo presidente da Câmara seria um instrumento fortíssimo para tentar emparedar o novo governo.

No último dia 30, o Diário Oficial publicou a nomeação do ex-prefeito Manoel Pioneiro, agora desafeto de Daniel, para ocupar a presidência da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), que comanda o vistoso programa Sua Casa, o antigo Cheque Moradia. Comenta-se que a escolha de Pioneiro foi mais um instrumento de pressão para sensibilizar vereadores a marchar com a oposição.

Nos bastidores, o comentário é que todo tipo de oferta foi realizada para retirar vereadores da base de apoio de Daniel e assim viabilizar a vitória da oposição. Os famosos “milhões de motivos” foram colocados na Mesa de forma desavergonhada. O nome da vereadora para comandar a chapa de oposição foi escolhido: seria Pamela Wayne (MDB), esposa do atual presidente da Câmara Municipal de Belém, John Wayne (MDB).

Mas de nada adiantaram as pressões. Apesar de ter eleito 7 vereadores, a oposição não conseguiu sequer montar uma chapa com 5 nomes para disputar a Mesa Diretora. Dessa forma, o vereador Vanderray Lima (PSDB), apoiado por Daniel Santos e extremamente ligado a ele, é o novo presidente da Câmara Municipal.

Quando decidiu sair do MDB, especulou-se que Daniel não conseguiria partido para se recandidatar ao cargo de prefeito. Quando se filiou ao PSB, nas redes sociais, seus adversários diziam que ele perderia o controle do partido. Eleito, afirmavam que ele não assumiria. Agora, que perderia a eleição para a presidência da Câmara. Aos poucos, o jovem médico, contado com o apoio de uma população que de forma esmagadora apoia sua gestão, vem demonstrando que, além de vitorioso, não está para brincadeira no seu projeto que já se tornou público: suceder Helder Barbalho no Governo do Estado em 2026. Quem viver, verá!

O resultado final  da eleição na Câmara Municipal foi de 19 votos a favor de Vanderray Lima (PSDB e seis abstenções.

Detalhe: na eleição de outubro de 2024, nas urnas -, a oposição ao prefeito elegeu sete vereadores.

O resultado da eleição da mesa diretoria ocorrida na tarde desta quarta-feira, 1, em Ananindeua,  demonstra que um vereador da oposição votou no candidato apoiado por Daniel Santos.

 

Relacionados

plugins premium WordPress