Desde que as urnas abriram, nas eleições do ano passado, que uma das principais polêmicas no meio político seria as eleições para a presidência da Câmara Municipal de Ananindeua. Como existem processos em curso na Justiça Eleitoral tentando impugnar o vice Hugo Athayde (PSDB), a ordem no Governo do Estado era derrotar qualquer chapa que fosse lançada com o apoio do prefeito Daniel Santos (PSB). Dessa forma, o novo presidente da Câmara seria um instrumento fortíssimo para tentar emparedar o novo governo.
No último dia 30, o Diário Oficial publicou a nomeação do ex-prefeito Manoel Pioneiro, agora desafeto de Daniel, para ocupar a presidência da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), que comanda o vistoso programa Sua Casa, o antigo Cheque Moradia. Comenta-se que a escolha de Pioneiro foi mais um instrumento de pressão para sensibilizar vereadores a marchar com a oposição.
Nos bastidores, o comentário é que todo tipo de oferta foi realizada para retirar vereadores da base de apoio de Daniel e assim viabilizar a vitória da oposição. Os famosos “milhões de motivos” foram colocados na Mesa de forma desavergonhada. O nome da vereadora para comandar a chapa de oposição foi escolhido: seria Pamela Wayne (MDB), esposa do atual presidente da Câmara Municipal de Belém, John Wayne (MDB).
Mas de nada adiantaram as pressões. Apesar de ter eleito 7 vereadores, a oposição não conseguiu sequer montar uma chapa com 5 nomes para disputar a Mesa Diretora. Dessa forma, o vereador Vanderray Lima (PSDB), apoiado por Daniel Santos e extremamente ligado a ele, é o novo presidente da Câmara Municipal.
Quando decidiu sair do MDB, especulou-se que Daniel não conseguiria partido para se recandidatar ao cargo de prefeito. Quando se filiou ao PSB, nas redes sociais, seus adversários diziam que ele perderia o controle do partido. Eleito, afirmavam que ele não assumiria. Agora, que perderia a eleição para a presidência da Câmara. Aos poucos, o jovem médico, contado com o apoio de uma população que de forma esmagadora apoia sua gestão, vem demonstrando que, além de vitorioso, não está para brincadeira no seu projeto que já se tornou público: suceder Helder Barbalho no Governo do Estado em 2026. Quem viver, verá!
O resultado final da eleição na Câmara Municipal foi de 19 votos a favor de Vanderray Lima (PSDB e seis abstenções.
Detalhe: na eleição de outubro de 2024, nas urnas -, a oposição ao prefeito elegeu sete vereadores.
O resultado da eleição da mesa diretoria ocorrida na tarde desta quarta-feira, 1, em Ananindeua, demonstra que um vereador da oposição votou no candidato apoiado por Daniel Santos.